Meio Bit » Arquivo » Fotografia » Smithsonian quer ajuda para escolher as melhores fotos do ano

Smithsonian quer ajuda para escolher as melhores fotos do ano

A revista do Smithsonian abriu a votação popular para os finalistas de seu 11º Concurso Anual de Fotografia. Vale a pena dar uma olhada nas belas imagens que estão concorrendo.

10 anos atrás

É gratificante ver a quantidade de concursos fotográficos que temos atualmente. O melhor é que muitos deles são organizados por grandes instituições, mostrando que a fotografia passou a ter uma estratégica importância dentro do cenário mundial. Não poderia ser diferente, pois a tecnologia digital tornou possível que várias pessoas se tornassem produtores de conteúdo através da imagem. Podemos confirmar isso com a quantidade absurda de imagens que são enviadas para os serviços de compartilhamento todos os anos. Tubo bem que existem muitas pessoas sem o mínimo conteúdo produzindo imagens, mas a quantidade de boas imagens também é gigantesca. Câmeras fotográficas ainda são caras, mas se tornaram acessíveis a uma quantidade significativa da população (sem falar de celulares e tablets). É esse diferencial que tornou a fotografia tão popular.

Quem está encerrando o seu 11º Concurso Fotográfico é a revista do Smithsonian, que já fez todo o processo de filtragem das imagens inscritas e agora abre espaço para os leitores votarem nas finalistas. Foram mais de 50 mil fotografias inscritas que vieram de 130 países diferentes. Os jurados do concurso fizeram o trabalho difícil e separaram 60 fotografias (10 por categoria) que estão em votação no site da revista. As categorias que estão em votação são: Natureza, Viagem, Pessoas, América, Fotos Alteradas e Mobile. Aliás, a categoria Mobile está presente pela primeira vez, mostrando a força que a fotografia feita com celulares e tablets está ganhando nos últimos anos. Você pode votar em quantas fotos quiser no site da Smithsonian Magazine, mas só pode mandar um voto a cada 24 horas. O prazo final para votação é o dia 06 de maio, sendo que o resultado vai ser divulgado no dia 15 de Maio. E provando que eles não estão para brincadeira, o no mesmo dia do anúncio dos vencedores da 11º edição do concurso, já serão abertas as inscrições para o 12º Concurso Anual.

Eu, particularmente, não gosto de concursos onde o resultado é decidido por votação popular. O principal quesito passa a ser o tamanho da torcida de um fotógrafo e não a qualidade de sua imagem (vide o concurso do pôr-do-sol mais bonito do Brasil), mas a escala de participação do concurso do Smithsonian é global. Talvez esse fator ajude a equilibrar o resultado.

Smithsonian_concurso_fotografico

relacionados


Comentários