Dori Prata 9 anos atrás
O PlayStation 4 foi lançado no Japão apenas na semana passada e tendo vendido cerca de 310 mil consoles em apenas dois dias, o desempenho do console é uma ótima notícia para a Sony, que vem sofrendo cortes em várias áreas. Porém, este interesse do público japonês não tem sido visto na compra de jogos e como boa parte do lucro para uma fabricante vem do licenciamento pago pelas editoras, a situação é um tanto preocupante.
Como várias lojas do país asiático costumam manter blogs, os últimos dias tem sido dedicados a comentarem sobre o desempenho do aparelho e é quase consenso de que a quantidade de games vendidos para o PS4 está muito abaixo do desejado. No caso de uma das revendas, mesmo com todos as unidades do videogame tendo sido vendidas no primeiro dia, apenas 46% das pessoas adquiriram um jogo, já em outra, o número foi ainda menor, ficando na casa de 30%.
Há no entanto lojas como a Chotto Game, que não mencionou uma porcentagem, mas revelou que muitas pessoas saíram com mais de um título, além de ter citado que tanto o joystick do videogame quanto o suporte para carregamento do acessório são itens bastante populares.
Curiosamente, o título que figura entre os favoritos dos consumidores é o Yakuza Ishin, tendo sido comprado por mais de um terço daqueles que investiram no videogame e é interessante notarmos também que, mesmo com as lojas reclamando das baixas vendas de jogos, o novo videogame ficou com 10 das 20 primeiras posições na lista dos títulos mais vendidos no Japão durante a última semana.
Mesmo assim, o que explicaria esse desinteresse por parte dos japoneses? De acordo com uma pesquisa realizada por essas lojas, um dos motivos seria o fato de por lá o PS4 vir com uma cópia do Knack, o que os consumidores julgam como suficiente e a outra justificativa seria a possibilidade de pagarem apenas uma pequena taxa para adquirirem a versão melhorada de determinados jogos que já possuem para o seu antecessor, o que pelo visto não foi tão relevante neste lado do planeta.
A dúvida agora é se o PlayStation 4 continuará vendendo tanto nas próximas semanas e como o Xbox One ainda não foi lançado por lá, essa vantagem inicial poderá fazer com que novamente a Microsoft tenha sérias dificuldades para conquistar o mercado local.
Fonte: Dualshockers e VG247.