Ronaldo Gogoni 11 anos atrás
Esse é mais daqueles casos que nos lembram que confiar cegamente na nuvem não é a melhor das estratégias. Neste fim de semana usuários do Dropbox passaram por um sufoco daqueles, tendo em vista que na última sexta-feira o serviço sofreu uma pane generalizada, que impedia o acesso de cerca de 99% dos usuários.
A empresa explica que o motivo principal para o problema se deu devido uma falha de código. De acordo com o boletim oficial, o Dropbox agendou uma manutenção de rotina para a última sexta-feira em que o sistema operacional de alguns de seus servidores seriam atualizados. Para cada servidor principal há dois escravos para redundância de dados, além do serviço realizar backup periódicos. O problema se deu num script que faz a checagem para verificar se não há dados ativos nos servidores-alvo: um bug disparou a reinstalação em algumas máquinas ativas, o que afetou vários conjuntos master-slave e derrubou o serviço como um todo.
Como o Dropbox explicou, esses servidores não armazenam dados dos usuários - apenas recurso para manter o site funcionando, e exatamente por esse motivo o site caiu. A empresa deixou bem claro que os arquivos armazenados nunca estiveram em risco, o que não evitou um grupo reclamar a autoria de um ataque DDoS e dizer que os dados foram comprometidos. O Dropbox nega.
Nesta manhã de segunda-feira a situação é a seguinte: o serviço voltou para a grande maioria mas o site lembra que algumas pessoas ainda podem enfrentar dificuldades para utilizar o serviço. A página de fotos foi desativada para agilizar a manutenção e continua offline. Porém o bug teria sido uma lição so site, que adicionou uma nova camada de segurança e segundo eles, esse problema não voltará a acontecer.
Na minha opinião, se fosse realmente um ataque hacker o motivo da queda e se nossos arquivos tivessem sido comprometidos o Dropbox nos informaria, pois são uma massa enorme de dados de milhões de usuários em jogo. Por outro lado, é sempre bom lembrar que a nuvem é tão tangível quanto... bem, uma nuvem de verdade. É conveniente ter seus arquivos guardados na internet mas backups extras nunca são demais, seja em meios físicos ou em serviços na nuvem concorrentes.
Fonte: Dropbox.