Matheus Gonçalves 9 anos atrás
Durante o período no qual os nazistas governaram a Alemanha, muitas ruas e praças públicas foram renomeadas para homenagear Adolf Hitler. Depois que a guerra acabou, várias destas localidades, obviamente, voltaram a ter seus nomes originais. É, mas parece que alguém usou o Google Maps para demonstrar que discorda um pouco disso.
Entre os anos de 1933 e 1947, a Theodor-Heuss-Platz (ou praça Theodor-Heuss), em Berlim, teve seu nome alterado pelo regime nazista, tornando-se então Adolf-Hitler-Platz. Tratava-se da praça bem no centro de uma área que era pra ter um papel de destaque na planejada "Germania", uma capital global prevista no Terceiro Reich.
Segundo alguns sites como o Spiegel e o Tribune, do New York Times, alguém com acesso ao sistema do Google Maps alemão alterou o registro da praça novamente para o nome que homenageava o Führer. Vários internautas alemães notaram o erro e passaram a inundar as redes sociais reclamando, com todo direito, do erro absurdo.
E como algo assim pode ter acontecido? A porta-voz da unidade alemã da empresa, Lena Wagner, disse à AFP que eles não sabem ao certo como que a troca do nome aconteceu. Mas se desculpou:
"Nós ficamos sabendo sobre um nome de rua falso e inadequado no Google Maps, que foi corrigido imediatamente. Pedimos desculpas por este erro." - disse ela.
De fato o nome do líder nazista não é mais visível na ferramenta, e quem buscar por Adolf-Hitler-Platz é direcionado para a Theodor-Heuss-Platz, já com o nome correto.
Agora ficam as dúvidas: foi um hacker que fez a piadinha de mal gosto? Foi algum (ex-) funcionário? Se sim, duvido que não exista um log registrando isso. E aí como faz com essa coisa de "Não sabemos bem o motivo..." ?
Algo semelhante já aconteceu no Brasil. Sem o contexto histórico, claro, mas em 2010 o Google Street View cometeu uma gafe, ao chamar o estado do Rio de Janeiro inteiro de Landfill, palavra que, em inglês, significa aterro sanitário, popularmente conhecido como lixão.