Meio Bit » Arquivo » Hardware » Japoneses sortudos ganham Macbooks e outros gadgets em promoção da Apple no Japão

Japoneses sortudos ganham Macbooks e outros gadgets em promoção da Apple no Japão

Ação de marketing que a Apple realiza desde 2009 do Japão vende mochilas-surpresa com iGadgets aos consumidores com descontos generosos

10 anos atrás

apple-japao-sacolas-surpesa

Apesar do Japão possuir muitas peculiaridades que nos deixam em dúvida se sua população veio do futuro ou alienígenas, alguns de seus costumes são bem interessantes quando vistos por olhos ocidentais, ainda mais quando não fazem o menor sentido do ponto de vista de negócios.

Um desses costumes é o "fukubukuro" (literalmente "sacola surpresa/da sorte"), uma tradição que lojistas praticam no primeiro dia do ano. Sacolas seladas são vendidas com descontos generosos aos consumidores, que as compram literalmente às cegas. A tradição diz que o valor dos produtos sempre deve exceder o preço fixado, que pode ser uma combinação de produtos ou um item bem caro, sempre acima do valor pago. Com isso saem ganhando o consumidor e o lojista, que pode repor o estoque com novos produtos. Dependendo da loja que realiza essa promoção filas se formam, mas diferente de alguns lugares os consumidores não saem no tapa.

A Apple, para ganhar a simpatia dos japoneses realiza desde 2009 a promoção das sacolas-surpresa, e tal como outros lojistas a quantidade delas é limitada e claro, ela distribui senhas para os que chegam cedo às lojas, que abrem às oito horas. O valor das sacolas - ou melhor, mochilas - foi fixado em 36 mil ienes (cerca de R$ 820 em valores de hoje), mas os produtos incluídos excedem de longe essa quantia.

As ditas mochilas-surpresa

A Apple preparou quatro sets diferentes, cada um contendo um gadget: Macbook Air de 11 polegadas, iPad Air Wi-Fi de 16 GB, iPad mini de 1ª geração Wi-Fi de 16 GB e iPod nano. Todas as bolsas continham uma camiseta e um Mophie Powerstation Mini, e dependendo do iGadget outros acessórios poderiam variar entre fones Bluetooth BlueBuds X da Jaybirdsuma câmera-remoto IZON da Stem, leitor de cartões da Square, caixa de som Bluetooth Mobile Boombox da Logitech e outros mimos.

Um dos kits, este com o iPad mini

Esse é o tipo de ação que dificilmente daria certo no ocidente devido as diferenças culturais, mas nessa os japoneses saem ganhando e muito, pelo equivalente a cerca de US$ 340 podem levar até mesmo um Macbook Air, que começa em mil dólares. Teve gente tão feliz que saiu até dançando:

No fim é uma ação de marketing que visa somente tornar a Apple mais simpática ao público japonês ao adotar um costume local, já que ela não se preocupa tanto com estoques e o retorno na mídia é muito maior do que o suposto valor perdido nos descontos, que é troco de pinga para ela.

Fonte: AI.

Leia mais sobre: , , , , .

relacionados


Comentários