Meio Bit » Arquivo » Fotografia » Panono - mais uma câmera esférica

Panono - mais uma câmera esférica

Mais um projeto de câmera esférica chegando aos sites de financiamento. A Panono promete, com suas 36 câmeras, entregar fotos panorâmicas com apenas um disparo.

10 anos atrás

panono

Lembram do Squito? O projeto queria angariar fundos para construir uma câmera dentro de uma esfera e que seria utilizado para várias coisas bacanas. É só dar uma olhada no link e ver como a ideia é interessante. Agora temos outro projeto que segue a mesma premissa (no mundo nada se cria) e que também está em um site para angariar fundos para a produção. O Panono é uma bola de plástico com várias pequenas câmeras fotográficas espalhadas por seu corpo. Do meu ponto de vista é mais bonita que o Squito e deve, pelo menos em teoria, produzir imagens mais interessantes.

Quem idealizou o brinquedo foi o inventor alemão Jonas Pfeil e a premissa é interessante. O brinquedo tem o tamanho de uma bola de softball, é produzida em plástico resistente e possui 36 câmeras espalhadas pelo seu corpo. Ao jogar a bola para cima, os sensores do equipamento calculam quando ela vai chegar ao ápice e acionam as 36 câmeras para realizar um único disparo. Após a foto ser realizada o aparelho junta todas as fotos em uma panorâmica de 360º com 72 megapixels de resolução e que pode ser baixada via Wi-Fi em um dispositivo móvel ou enviada para a nuvem em um serviço de armazenamento da própria Panono.  Assim como apontado por seu inventor, fazer panorâmicas de objetos parados é muito fácil, mas de pessoas se mexendo já é um pouco mais complicado. E esse problema é resolvido facilmente pela captura instantânea da Panono.

Jonas Pfeil precisa de US$ 900.000,00 para começar a produção do brinquedo. Um valor bem alto, mesmo para um projeto tão bacana assim. Olhando no Indiegogo constatamos que ele já conseguiu US$ 100.000,00 e faltam 53 dias para conseguir o restante do dinheiro. Sinceramente, não tenho uma opinião formada sobre o equipamento. Pode ser uma boa fonte de diversão, mas me pergunto se teria uma boa relação custo benefício. Já vi vários equipamentos que prometem fazer fotos panorâmicas de forma automática e nenhum deles teve muito sucesso, justamente por se prestarem a fazer apenas um tipo de foto.

Mas, estou torcendo pelo projeto e, talvez, eu esteja enganado.

Fonte: Petapixel

relacionados


Comentários