Meio Bit » Arquivo » Fotografia » Nikon D610 - Mais do mesmo

Nikon D610 - Mais do mesmo

A Nikon lança a D610, refflex full frame de entrada, com poucas novidades e melhorias. Praticamente a mesma câmera que foi lançada um ano atrás.

10 anos atrás

Quando a Nikon D600 chegou ao mercado a coisa foi bem bacana. Criou uma nova categoria de câmeras reflex, as full frame de entrada. Mais simples, menos resistentes, mas mesmo assim uma câmera com sensor 35mm. Muitos profissionais viram nessa câmera a possibilidade de finalmente entrar no nível Semideus das câmeras de sensor completo. Muita gente vai falar que a D600, ou a 6D da Canon, não são câmeras profissionais, mas quem vamos enganar sobre o uso dessas câmeras?

Agora, muito pouco tempo depois de seu lançamento, a Nikon já coloca uma substituta na praça. Muito pouco tempo para uma câmera dessa envergadura. E o problema central é que não temos nenhuma novidade no equipamento que justifique uma substituição tão cedo assim. Tirando alguns pequenos detalhes a Nikon D610 é a mesma câmera em comparação com sua antecessora. A câmera vem equipada com um sensor CMOS de 24 megapixels, uma relação confortável entre resolução e densidade de pixels. De novidade temos um novo modo de disparo continuo silencioso e que também teve a velocidade melhorada. Um novo mecanismo de obturador garante uma velocidade de 6 fotos por segundo, o que a empresa afirma ser o ideal para a fotografia de esportes de ação ou animais selvagens. Já o modo silencioso é indicado para situações onde o barulho do obturador pode incomodar, como em casamentos ou apresentação de teatro. Nesse modo a câmera pode disparar a velocidade de 3 fotos por segundo. Outra melhoria apresentada no equipamento é o Balanço de Branco melhorado com um algoritmo que promete tornar o WB Automático muito mais preciso, principalmente em situações onde a cor é importante, como em fotografia de natureza e tons de pele. E as novidades acabam aqui. É só isso mesmo. Nada de conexão Wi-Fi ou GPS integrado. Usuários Nikon vão continuar dependendo de acessórios vendidos separadamente para ter esses recursos.

Quando vi o anuncio da câmera falando em novo mecanismo de obturador não pude deixar de lembra daquela história onde o sensor da D600 ficava totalmente imundo nas 10 mil primeiras fotos por conta de um provável liquido de lubrificação do obturador que simplesmente espirrava no sensor. A Nikon não se pronunciou, mesmo com dezenas de textos e vídeos na internet mostrando que a coisa realmente acontecia. Talvez o novo lançamento seja uma forma de deixar isso no passado e focar no futuro.

A Nikon D610 vai chegar ao mercado em outubro custando quase a mesma coisa que sua antecessora. Será vendida (preço sugerido ao varejo) somente o corpo por US$ 1.999,00 e o kit com a AF-S NIKKOR 24-85mm f/3.5-4.5G ED VR pelo preço sugerido de US$ 2.599,95.

nikon_d610

Leia mais sobre: , , .

relacionados


Comentários