Meio Bit » Arquivo » Demais assuntos » Macs são seguros... não são?

Macs são seguros... não são?

15 anos atrás

A ladainha é antiga: Windows é um queijo suiço (em relação à segurança), tem milhares de vírus, enquanto o Mac é praticamente imune a essas DSTs mundanas.

Bad Apple

Enquanto a Apple tinha... 0,0001% do marcado, podia até ser verdade. Afinal, não havia muitos moleques por aí com tempo livre e dispostos a mexer numa máquina tão pouco usada. Além do mais, não rodava os bons e velhos jogos da plataforma da Microsoft, o que afugentava a dita molecada.

Mas hoje, com o considerável aumento da base de usuários, a própria Apple aconselha seus usuários a instalarem um anti-vírus em suas máquinas.

Segundo esta nota do site de suporte da empresa, o uso de múltiplos anti-vírus (ok, ok... não está escrito `na mesma máquina´, mas a interpretação faz parte da prova) faz com que os vírus tenham que se preocupar em sobrepujar mais de uma aplicação, tornando o processo de escrita dos pequenos vermes muito mais difícil. Humm... e quem paga a conta é o consumidor, claro, que viu campanhas de marketing jurando que o Mac OS era seguro, que o exército americano estava migrando para servidores OSX por conta disso e coisa e tal...

Aposto que o campo de distorção da realidade de Jobs vai agir e os frutinhas, digo, os usuários sairão em defesa do sistema operacional, dizendo que comprarão os três aplicativos sugeridos (Intego Virus Barrier, Symantec Norton Anti-virus, McAfee VirusScan) só para ajudar a plataforma a se manter "limpa".

[via BBC]

relacionados


Comentários