Ricardo Bicalho 14 anos atrás
Aviso: é necessário ter senso de humor para ler este artigo.
Depois de ler o post da Isis mencionado logo abaixo no da Fabiane, inventei rapidamente essa fórmula para estimar o "Ano do Linux". Aproveito e lanço um desafio: estimar uma data ou melhorar a fórmula. Exercitar a especulometria é algo sadio e de vez em quando até relaxa.
Fórmula para o "Ano do Linux":
ano_linux = ano_usabilidade_mac + anos_migração;
ano_linux: é o ano que o Linux será o primeiro sistema para desktop, com pelo menos 51% do mercado.
ano_usabilidade_mac: o ano que pelo menos as 5 distros mais populares atingirem o mesmo nível do Mac OS. Pode ser MacOS XX, mas não importa, tem que ser tão bom quanto ou melhor.
anos_migração: Quantos anos seriam necessários para migrar milhões de desktops e notebooks para atingir 51% do mercado.
Por exemplo, para obter a fatia que o Windows Vista tinha do mercado, em 2007, seriam necessários que 10 milhões de usuários migrassem, por ano, por pelo menos 5 anos e alguns meses. Obviamente não é factível migrar 100 milhões de computadores de um ano para o outro.
Dados de 2003:
Windows: 96.36%
Mac: 3.25%
Linux: 0.29%
Dados de 2008:
Windows: 91.02%
Mac: 7.81%
Linux: 0.74%
Cada 0,1% significa dezenas de milhares de usuários. Não é pouca coisa. Em termos de crescimento, a Apple aumentou seu mercado em 2,4 vezes e o Linux 2,5 vezes. Nada mal. A Microsoft, nos últimos 5 anos, perdeu mercado tanto nos browsers quanto nos sistemas operacionais. Confira aqui.
Eu estimo entre 2030 e 2040, se o crescimento for linear.