Meio Bit » Arquivo » Demais assuntos » Wikipedia com coração do Ubuntu

Wikipedia com coração do Ubuntu

15 anos e meio atrás

A Canonical acaba de conseguir um apoio de peso. A Wikipedia anunciou que os cerca de 400 servidores utilizados para manter a enciclopédia livre no ar deixarão de usar como sistema operacional o Fedora e Red Hat e adotarão o Ubuntu em todas as máquinas.

dori_wiki_10.10.08Para se ter idéia do "pepino", os sites mantidos pela organização que cuida da Wikipedia recebem cerca de 10 bilhões de visitas por mês, sendo que no auge é comum 50 mil páginas serem acessados por segundo. Estima-se que a Wikimedia gaste 35 mil dólares todos os meses com banda e hospedagem dessas páginas. Para cuidar de todo este equipamento, a equipe técnica é formada por quatro funcionários remunerados e três voluntários. Para Brion Vibber, CTO da empresa, passar a utilizar apenas uma distro facilitará o trabalho deles já que poderão usar a mesma configuração em todas as máquinas.

A iniciativa pode ser um belo incentivo para que o SO comece a ser usado com mais frequência nos servidores e ajude o Ubuntu a perder a imagem de "sistema operacional apenas para desktops".

Como a Wikipedia mantém seus serviços sem um grande incentivo financeiro, essa adoção por parte da empresa não deverá se converter em lucro para a Canonical, mas ela pode se beneficiar da iniciativa para conseguir convencer empresas a usarem seu sistema operacional.

[via Computer World]

relacionados


Comentários