Ronaldo Gogoni 10 anos atrás
Ah, o Irã, aquele que já foi um dos maiores impérios do mundo quando ainda se chama Pérsia, hoje é uma nação que só serve para dar dor de cabeça à comunidade internacional e perseguir mulheres. A nova vítima é o game League of Legends, cuja uma das etapas do Torneio World Cyber Games será realizado lá.
Os organizadores e o governo iraniano estão em negociações há pelo menos dois meses para que o torneio ocorra no país sem problemas, mas para isso o regime local exigiu que "adaptações teriam de ser feitas", obviamente mirando nas "roupas reveladoras" das campeãs, o que é considerado uma afronta ao islã (apesar de tal motivo não ter sido confirmado).
Sem ter como contornar a situação, os organizadores tomaram uma decisão drástica: praticamente todas as campeãs foram banidas do Torneio, sendo que algumas poucas ainda estão sendo analisadas para liberação, no caso Diana, Fiora, Karma (apenas a skin tradicional), Kayle, Leona, Lissandra, Lulu, Lux, Nami, Quinn, Sejuani, Tristana e Vayne. Todas as outras não poderão ser usadas, o que por si só destrói todo o equilíbrio do game. A postagem original foi retirada da página do Facebook, mas uma tradução do iraniano está disponível no fórum de LoL.
Claro, há o barulho normal das pessoas que estão criticando sem entender as questões culturais do Irã, e a WCG Iran chegou a pedir que "se não vão nos apoiar nesta causa, ao menos não atrapalhem". O negócio está pegando tão mal que os jogadores querem desvincular o torneio do cronograma o chamando de "não oficial", entretanto ele consta no calendário oficial da WCG, portanto até que a mesma diga o contrário, ele é sim um torneio oficial.
Reza Babaei, o organizador do evento diz que está fazendo de tudo para realizar o torneio e contornar a situação, lembrando que em condições normais LoL é um game banido pelo governo local. Por enquanto esta é a solução apresentada, que ele teve que acatar inicialmente. O torneio será realizado entre 12 e 16 de setembro, se nenhuma outra reviravolta ocorrer.
Fonte: The Escapist.