Ronaldo Gogoni 10 anos atrás
Dentro dos games de ambientação de mundo aberto, a série Yakuza da Sega sempre chamou a atenção por ser o que a Rockstar faz com GTA, só que ambientado no Japão e com boa dose da carga cultural que isso significa. Sleeping Dogs foi um dos que bebeu fortemente na sua fonte. Aliado à linha principal da série há o side-story Ryū ga Gotoku Kenzan!, conhecido por aqui como Yakuza Kenzan, game lançado para PS3 somente no Japão e que coloca o jogador na pele de Miyamoto Musashi, tido como o maior samurai que já viveu.
O game recebeu críticas razoáveis e um 37/40 da Famitsu, mas pelo visto a Sega gostou de abordar temas históricos, além de se libertar de um game onde precise forcar no crime organizado, algo que é meio clichê em games sandbox. Tanto é que ela anunciou um novo game à parte da série principal, chamado Ryū ga Gotoku Isshin ou traduzindo, Yakuza Restoration.
Nada foi acrescentado sobre data de lançamento ou as plataformas que receberão o título, mas pelas informações liberadas a história do game se passará durante o Bakumatsu, o turbulento período que encerrou mais de 300 anos do Xogunato Tokugawa e deu início à Era Meiji e a modernização do Japão (quem assistiu Samurai X conhece um pouco disso).
O protagonista do game é novamente uma figura histórica, no caso Sakamoto Ryoma, um dos líderes intelectuais dos monarquistas e que lutou pelo fim do sistema de castas japonês, fortemente influenciado pela ideia norte-americana de que "todos os homens nascem iguais".
A Sega prometeu divulgar maiores informações na próxima edição da Famitsu.
Fonte: Siliconera.