Meio Bit » Arquivo » Games » Assassin`s Creed

Assassin`s Creed

16 anos atrás

Decepcionante, essa é a melhor palavra que define Assassin`s Creed. O enredo é um dos mais originais que eu já vi em um game, um assassino caçando várias pessoas importantes para por fim à terceira cruzada. Mas a idéia foi mal executada, apesar do enredo ser muito bom e nunca ter sido explorado.

Tecnicamente perfeito, mas...

O jogo tem gráficos lindos, efeitos sonoros muitos bons e jogabilidade simples e completa. Além disso, os personagens são carismáticos e muito bem dublados, principalmente o líder da Irmandade dos assassinos.

A animação dos personagens é igualmente impressionante, tudo muito natural. Os movimentos de Le Parkour de Altair fazem inveja à Lara Croft. As lutas com os guardas são tensas, quando alguém acerta um golpe você consegue imaginar a dor que o oponente sente. Além disso os cidadãos comuns reagem com surpresa e espanto quando avistam Altair fazendo alguma coisa estranha, isso dá muita vida ao jogo.

Outra coisa que eu também gostei muito é que o jogo tem CIDADES e não só meia dúzia de casas que se dizem uma cidade.

Controlando Altair indiretamente

Eu nunca tinha lido um review desse jogo, apenas vi alguns vídeos no youtube. Então fiquei muito decepcionado quando comecei a jogar. Vi que a história do jogo na verdade é uma "regressão genética" que um tal de Desmond (não o de LOST) faz para reviver a história de seu ancestral, Altair no caso. Ele está sendo mantido como prisioneiro por cientistas para lhes revelar alguma coisa que aconteceu no passado. A regressão é feita usado uma máquina que vasculha suas memórias genéticas, e é essa máquina que mostra o HUD do jogo. A impressão é que na verdade você controla Desmond controlando Altair.

Clima quebrado

E por falar no HUD, ele não tem NADA a ver com o clima que o jogo deveria ter. Imagina você jogando um jogo medieval cheio de informações aparecendo num estilo high-tech futurista, com certeza não combina nada. Esse HUD, efeitos de "tela do computador de Minority Report" e imagens de ligações químicas aparecendo aleatoriamente estragam o clima do jogo.

Outra coisa que eu achei estranha é que eu imaginava a irmandade dos assassinos como uma organização secreta, que fazia tudo nas sombras, mas não são. Eles têm um castelo e governam uma pequena cidade, tem estandarte próprio e uniforme. O cúmulo foi eles terem um ESCRÍTÓRIO em cada cidade... Basicamente todo mundo sabe quem é um assassino.

Repetitivo

As missões são sempre divididas em 3 partes:

1 - Encontrar um ponto alto para observar o ambiente, atualizar o mapa (também no estilo high-tech) e encontrar o escritório dos assassinos... Parece que eu to falando de um monte de assassino de paletó não é não?

2 - Ir até o escritório, receber ordens e "investigar" um bom lugar para transformar o alvo em presunto. Investigar significa bater o bolso de alguém atrás de informações, bater em alguém por informações (interrogar) ou só ficar sentando ouvindo o papo de NPC`s. Você não precisa se preocupar com onde vai obter informações, o mapa sempre mostra.

3 - Ir até onde o infeliz marcado pra morrer está e por fim à sua existência. Não se preocupe, o mapa high-tech também mostra aonde o individuo está. Depois do serviço feito é que a cidade percebe que tem um matador a solta por ai (mesmo depois de você ter matado uns 40 guardas enquanto salvava inocentes, ver abaixo) e todos os guardas vão lhe caçar. Fuja deles e volte para o escritório.

O chato é o seguinte, todas as missões são desse jeito. Jogou a primeira missão, parabéns, você já viu  tudo de Assassin`s Creed.  E isso de ter tudo fácil num mapa praticamente acaba com o desafio do jogo, você só precisa ter paciência para ir em todos os lugares marcados.

Tem algumas side quests, como matar 60 templários, encontrar um determinado número de bandeiras em alguma cidade, ajudar algum outro membro da irmandade, mas nenhuma delas empolga.

Outras coisas que irritam

O que acontece com quem se joga à quase 100 metros de altura em um montinho de feno ? Você vira pastel, Altair consegue um bom lugar pra se esconder. Eu acho o seguinte, se um jogo é feito pra ser mentiroso, que seja completamente mentiroso! Agora se um jogo foi feito pra ser realista, essas "pequenas mentiras" realmente incomodam.

A A.I. dos guardas também é muito estranha. Você pode não estar fazendo nada demais que vem um e te ataca, assim como você pode estar matando alguém na frente de um que ele não faz nada. Os guardas também vivem implicando com pobres cidadãos comuns. Normalmente você acha uns quatro dando uma surra em alguém, mata todos na frente de todo mundo, e vai falar calmamente com a pessoa que você salvou com aquele monte de gente correndo e gritando pra todo lado. É uma cena bem estranha, assassinos não deviam ser silenciosos?

Outra coisa bem esdrúxula é quando você acha alguns padres e se esconde no meio deles. Apesar de todos vestirem branco e usarem capuz, é meio esquisito ninguém notar que um deles tem uma espada na cintura, uma adaga nas costas e um cinturão vermelho com mais adagas... Os padres sempre aparecem quando você quer entrar numa cidade, muito conveniente.

Veredicto

A Ubisoft conseguiu pegar uma grande idéia e desperdiçar num jogo medíocre. O maior vacilo deles foi no cenário do jogo, eu não consigo engolir uma irmandade de assassinos que não age nas sombras.

Se pelo menos os assassinos realmente trabalhassem nas sombras, em vez de "escritórios" eles terem algum disfarce, um comércio por exemplo (isso seria uma mudança de cenário), a A.I. dos guardas fosse melhor e a gente tivesse que "se virar" mais em vez de ter tudo num radar o jogo seria muito melhor.

Não perca seu tempo, tem coisa muito mais interessante pra se jogar por ai. Minha musa Jade Raymond que me desculpe, mas esse jogo não ficou tão bom.

Prós

Enredo Original

Jogabilidade fácil

Gráficos muito bonitos. Pra quem joga pensando em gráficos, o jogo é prato cheio.

Contras

O jogo diverte, mas você se cansa dele logo

Acontecimentos ridículos

Muito mecânico e previsível

 

Gráficos - 4,5

Som - 4,5

Jogabilidade  - 5

História - 4

Diversão - 2

Geral - 2,5

OBS: A nota geral não é uma média aritmética das outras notas e sim a nota para o jogo como um todo.

relacionados


Comentários