Meio Bit » Arquivo » Software » OpenSource mais de 5 anos na frente do Software Proprietário - Mas calma, é a Real Networks

OpenSource mais de 5 anos na frente do Software Proprietário - Mas calma, é a Real Networks

15 anos e meio atrás

A mente hacker adora desafios. Quando aparece um engravatado vomitando as vantagens de seu maravilhoso sistema de segurança milhares de programadores começam a salivar, pensando na competição informal que será quebrar a tal segurança na frente dos amigos. No caso dos DVDs foi questão de dias. Devo dizer que nunca sequer tomei conhecimento de DVDs com criptografia, todos os programas que usava para backupear meus discos e assistir no iPod, ou mesmo no antigo Palm T3 sempre funcionaram muito bem.

Ferramentas como o Handbrake, para Macs, são maravilhosas. Inteiramente gratuitas como cerveja, livres como os passarinhos (ui).

Aí vem a gloriosa Real Networks com a incrível idéia de lançar um... programa para copiar DVDs para o computador.

É o... RealDVD.

real_networks Prometem que o programa cria uma cópia idêntica do DVD no seu PC, com direito a menus, tudo. Mantendo o DRM (bzzt grande erro) e protegendo os direitos autorais criando uma segunda camada de DRM (bzzzzt mais errado ainda). O arquivo não é comprimido, então um DVD normal ocuparia mais de 4GB (bzzzt erro de novo, HD não dá em árvores). Discos de dupla camada? 9GB (bzzzt - não com a campainha, foi o HD queimando).

Eu entendo que há casos onde os Extras são excelentes. No Soma de Todos os Medos, por exemplo (calma, Leo, vai pro Submarino mas não tem link de jabá) os comentários do diretor junto com o Tom Clancy são melhores que o próprio filme, que já é bom. Mas isso é exceção. Quando eu pego uma temporada de Boston Legal e ripo, para assistir durante uma viagem, não estou preocupado com extras, quero os episódios. Um longa em Divx com excelente qualidade fica com 700MB. Contra 4GB do RealDVD.

A "vantagem" que a Real diz oferecer é que são incluídos capas, dados do filme, links, etc. Bolas, eu SEI que "TeamAmerica.avi" é Team America (fuck, yeah!). Não morro se não tiver capas.

De resto a Real Networks é notória por criar péssimos players para Mobile, encher nossos computadores de algo próximo ao spyware e chupar banda / processamento com popups de propaganda. Fora o RealPlayer em si, que parece uma penteadeira de dama que troca favores por dinheiro.

Ah sim, isso tudo pode ser seu (meu não!) por apenas US$29,99. Mas calma, não ligue agora. Espere algum tempo e o preço promocional passará para US$49,99. Isso mesmo, cinquenta doletas por um software ruim. No caso não dá nem para usar o termo "alternativas open source", o RealDVD que é a alternativa, e é uma droga.

Impressionante como empresas que perderam o bonde (bzzz Palm, é com você) ainda existem apenas pela inércia. Só sei que o mundo seria melhor SEM a Real Networks. Os Otakus que me perdoem.

Fonte: Ars Technica

PS: Para dicas dos melhores programas, para aprender a converter de tudo para tudo em vídeo, para respostas a todas as suas perguntas sobre legendas, codecs, formatos, etc, recomendo o www.videohelp.com. Esse site é, assim como o Symbian, o Caminho a Verdade, a Luz e a Vida.

relacionados


Comentários