Meio Bit » Arquivo » Internet » Novas terminações de domínios em 2009

Novas terminações de domínios em 2009

16 anos atrás

Comprar um domínio com terminação .com, .net ou .org é facílimo hoje em dia. Até mesmo os burocráticos .com.br foram liberados para pessoas físicas este ano, uma evolução mais do que tardia, mas ainda assim bem-vinda. Difícil mesmo é registrar aquele domínio exato que você quer, pois ele já foi registrado há tempos por outra pessoa. Muitas vezes, nem as outras terminações como .info, .tv, .ws, etc, estão disponíveis.

A ICANN, reguladora do sistema de domínios na internet, pretende ampliar as opções permitindo, a partir do ano que vem, a criação de novas terminações. Embora as regras não estejam ainda totalmente definidas, nem quais terminações estarão disponíveis, esta mudança no sistema de domínios foi votada por unanimidade em Paris e depende apenas da aprovação do plano de implementação (previsto para o início de 2009) para  entrar em vigor.

De acordo com o comunicado no site da ICANN, entidades do mundo todo intressadas em novas terminações específicas poderão enviar suas propostas no segundo trimestre de 2009 para avaliação. Eles esperam que estes pedidos representem categorias tais como .travel, para a indústria de turismo, e terminações com base em localidades, tais como .nyc para "New York City", .berlin, .paris, etc. Empresas podem criar terminações baseadas em suas marcas, como .apple, por exemplo.

O único detalhe é o custo para a implementação destas terminações. Segundo a ICANN, o investimento total de toda a operação, estimado em US$ 20 milhões (parte dos quais já foram gastos) precisam ser cobertos e isso significa que as taxas para obtenção de uma terminação deverão ficar na casa dos seis dígitos (acima de US$ 100 mil, segundo este artigo da News Week).

Isso significa que, para os meros mortais chamados pessoas físicas, ter um endereço como "nome.sobrenome" ainda é improvável - a não ser, é claro, que seu sobrenome seja ".gates".

relacionados


Comentários