Meio Bit » Arquivo » Hardware » O Princípio do Fim: Skynet finalizada e no ar

O Princípio do Fim: Skynet finalizada e no ar

16 anos atrás

Guarde a data. 12/6/08 - 19h05min - O dia em que a Raça Humana decretou seu próprio fim. De uma base de lançamento na Guiana Francesa um foguete Ariane colocou em órbita o último satélite da Rede Skynet, o Skynet 5C.

A rede é de uso militar mas construída e operada por uma organização civil (Cyberdine?). A descrição é perturbadoramente familiar:

T-teen

"Skynet 5 é a última iteração de um sistema global de comunicações das forças armadas britânicas. O último satélite do sistema foi lançado esta semana, e permitirá comunicações com grande largura de banda entre forças britânicas localizadas em qualquer lugar do planeta. Em adição às comunicações de voz, permitirá também transmissão de dados e controle remoto de aviões robôs, um dos quais é chamado O 'Ceifador'."

Piora. Na descrição de um dos fabricantes, "São computadores falando com computadores".

"Ah, mas computadores não tomam decisões". Não mesmo? TODOS os aviões de alta performance hoje em dia só voam graças a computadores. São dinamicamente instáveis. Quando o computador resolve que não vai colaborar, cabum. Sistemas de bolsas de valores decidem muitas transações por conta própria. Alguns jogos são tão complexos que não dá mais apra adivinhar o quê o inimigo vai fazer.

Sistemas Aegis, instalados em contra-torpedeiros e cruzadores podem ser colocados em modo 100% automático, mísseis balísticos utilizam chamarizes e outras técnicas para enganar antimísseis, que por sua vez são inteligentes o bastante para detectar essas técnicas e reagir de acordo. São máquinas inteligentes contra máquinas inteligentes. Quanto tempo até descobrirem quem é o verdadeiro inimigo?

O Marcellus foi muito otimista prevendo a Skynet só para 2029.

Se eu fosse a Fox cancelaria o Sarah Conner Chronicles. A gente já sabe como termina.

Fonte: BBC

relacionados


Comentários