Marcellus Pereira 15 anos atrás
Depois de meses desde a última formatação, meu HD estava um caos: milhares de arquivos e pastas espalhados sem nenhuma lógica. Imagens ISO desatualizadas... escondidas... uma enorme bagunça. O que fazer? Procurar arquivo por arquivo? Pasta por pasta? E daqueles que já nem me lembrava o nome, como me livrar?
Felizmente, há dois programinhas que podem salvar o dia. O primeiro é o Windirstat. Com ele, você vê os arquivos e pastas do HD de uma forma... "compartimentada", na falta de uma palavra melhor. A imagem abaixo vale mais que as tal mil palavras:
Dá para se ver os maiores arquivos e pastas simplesmente passando os olhos pela figura. Uma enorme ajuda. O programa é "freeware", mas tem lá seus defeitos, como não nomear diretamente cada uma das "caixas coloridas" e a demora inicial para se varrer o HD.
Um outro, desenvolvido há mais tempo, é o SpaceMonger, nas versões "freeware" e "shareware". Ambos são bem pequenos (cerca de 220kB) e a diferença da versão paga é, basicamente, a capacidade de configurar as cores e pequenas outras "features". Acredite: dá para viver com a versão gratuita. Sem contar que ela é muito mais rápida para iniciar que o Windirstat.
A maior vantagem é que o SpaceMonger escreve nas próprias "caixas" o nome do diretório/arquivo. Facilita um bocado.
Fica aí a dica. Talvez você até encontre aquela ISO de 700MB do Conectiva Linux, jogada numa pasta qualquer...