Carlos Cardoso 15 anos atrás
A organização mais geograficamente mal-posicionada do planeta, a Associação Nacional de Prevenção ao Alcoolismo... da França entrou com uma ação na Justiça contra... a Heineken.
Isso mesmo, a Heineken. A ação se baseia em uma legislação local que limita publicidade de bebidas alcoólicas, e conseguiu que a Heineken fosse proibida de veicular publicidade em seu site.
Pior ainda, o Juiz decidiu que como a Internet "não existia" em 1991 quando a Legislação foi criada, o site não estava previsto na mesma, portanto era ilegal. Agora, se você for em www.heineken.fr dá de cara com a patética mensagem:
Não é preciso gostar de mulher com cabelo no suvaco e fugir de banho para entender.
A Corte chegou ao ridículo de afirmar que o slogan (agora banido também) "for a fresher world" induzia o consumidor a pensar que beber poderia tornar o mundo um lugar melhor.
A tal Associação anti-álcool já demonstrou que gosta muito de aparecer, esse não foi o primeiro processo ridículo que GANHAM. Recentemente foram bem-sucedidos nos tribunais ao processar um jornal E a Moët & Chandon por... "Glorificar o Champagne". Sério.
Os produtores de bebidas alcoólicas na França estão
desesperados, pois foi aberto um precedente perigoso, que pode levar ao
banimento de muitos outros sites, e se grupos de interesse perceberem que é simples assim combater seus "inimigos", as cortes ficarão cheias, e a Internet, vazia.
Fonte: Drinks International