Ricardo Fraga 9 anos e meio atrás
O Google começou a liberar, nesta quarta-feira, uma atualização para o aplicativo do Google+ para Android que traz excelentes novidades, principalmente para os usuários que precisam administrar perfis e páginas ao mesmo tempo, além de melhorias no sistema de compartilhamento de localização e integração com o Google Drive.
Quem precisava administrar um perfil e várias páginas no Google+ para Android (e iOS), certamente já se viu puto da vida com o absurdo sistema imposto pelo Google. Os usuários eram obrigados a sair de suas contas para, somente então, logarem novamente e selecionarem a página ou perfil que queriam administrar. Na nova versão, os usuários poderão alternar entre as páginas e perfis facilmente, apenas acessando o menu do app. O sistema é muito semelhante ao disponibilizado hoje no aplicativo do Gmail.
Outra coisa chata no Google+ para Android era a impossibilidade de acessar, diretamente do aplicativo, imagens armazenadas no Google Drive, coisa facilmente resolvida através da versão web do G+. Na nova versão, os usuários passarão a poder compartilhar, com os contatos do serviço social, todas as imagens e vídeos armazenados no Drive. Mais uma novidade muito bem-vinda.
Há algum tempo, o Google adicionou, ao Google+, a possibilidade de os usuários compartilharem as suas localizações com os contatos (ou publicamente). Mas era 8 ou 80: ou compartilhava a sua localização precisa, ou não compartilhava. Na nova versão do G+, o Google permitirá que o usuário escolha se quer compartilhar a sua localização precisa ou somente a cidade onde está.
O mais bacana é que o usuário poderá definir quais contatos poderão ver a localização precisa e quais somente saberão a cidade onde o usuário está. Eu tinha esta opção desativada por considerar a minha localização uma informação sensível. Mas, com a novidade, modificarei as configurações da minha conta. 🙂
Quando o Hangouts foi lançado, uma dúvida não deixava a minha cabeça: por que raios o Google manteve as opções Hangouts e Chat em grupo, sendo que, no final das contas, se tratavam de uma mesma coisa? Acredito que a empresa estava apenas esperando uma adesão (e reclamação) em massa do novo app de comunicação da empresa. Na nova versão do Google+ para Android, ela simplesmente desapareceu. O mesmo ocorrerá na versão para iOS.
Como usuário assíduo do Google+, gostei muito das novidades do app do serviço para o Android. Agora, fico esperando a atualização dele para iOS. Assim, a minha experiência ficará uniforme. Ah, antes que eu me esqueça, a atualização para o novo app do G+ será disponibilizada, ao longo dos próximos dias, a todos os usuários do serviço.
A última novidade é a da imagem aí de cima. A partir de agora, os usuários poderão ativar a opção de visualizar as suas imagens do Google Drive diretamente da opção Fotos do Google+. Até então, somente as imagens enviadas ao Fotos (antigo Picasa web) eram exibidas. As pastas do Drive serão exibidas como novos álbuns no G+ marcados com o ícone do Drive ao lado do nome. De cara, todas serão particulares (somente o usuário poderá vê-las), mas, caso o usuário queira, poderá compartilhá-las com os amigos.
Fonte: Google Plus.