Carlos Cardoso 10 anos atrás
Lançada em 2004, a sonda MESSENGER tinha como objetivo Mercúrio, mas sua trajetória parecia que estava sendo guiada por um motorista, homem, daqueles que odeiam pedir informação (ou seja, todos). Ela primeiro voltou à Terra em 2005, passou por Vênus em 2006, voltou a Vênus em 2007, passou por Mercúrio duas vezes em 2008 e de novo em 2009, e finalmente entrou em órbita, em 2011.
Parece até eu brincando com o Kerbal Space Program, mas foi uma manobra muito bem pensada, utilizando a gravidade desses planetas para colocar a sonda na trajetória correta e diminuir sua velocidade, com gasto mínimo de combustível. Um jogo de bilhar cósmico, como dizia Arthur Clarke.
Primeira sonda terrestre a orbitar o planeta, a MESSENGER fez diversas descobertas importantes e vem mandando fotos incríveis, mas um de seus feitos é o vídeo abaixo.
Durante a passagem pela Terra em 2/8/2005, ela chegou a uma altitude mínima de 2.348 km, raspando praticamente. A NASA aproveitou para testar as câmeras, e durante 24 horas fotografou a Terra.
A imagem é linda e triste. Sem estrelas (a Terra é brilhante demais), o planeta pendurado no vazio. Não o distanciamento do pálido ponto azul, mas com direito a continentes e nuvens. Algo que realmente reconhecemos como lar, se afastando cada vez mais. A última imagem foi feita a 435 mil km da Terra.
APOD Videos — Departing Earth from Messenger
Uma das últimas imagens feitas pela MESSENGER, a 183 milhões de quilômetros, mostra a Terra e a Lua, enganadoramente próximas. O brilho faz com que apareçam maiores do que são.
Fonte: PP.