Joel Nascimento Jr. 10 anos atrás
Mantendo uma milenar tradição de ser sempre a última a lançar o que todo mundo já fez*, a Microsoft finalmente liberou uma versão web do seu serviço de músicas Zune Xbox Music. O Xbox Music é o serviço de assinatura que cobre todas a plataformas da Microsoft (Xbox, Windows e Windows Phone). Legado do antigo Zune Pass, o serviço havia sido prometido para várias plataformas e uma versão web. Passados quase nove meses, somente o serviço web foi lançado, mas com algumas restrições bem chatas.
Ia fazer um rápido review do serviço, mas o que encontrei foi um web-player na função literal da palavra. Basicamente o serviço só permite busca por músicas na sua biblioteca de mais de 30 milhões de músicas ou as canções que você já tenha adicionado anteriormente. Só isto.
Em resumo o serviço não tem nada: não tem sincronização com sua biblioteca do Skydrive (como o Google Music faz), não recomenda artistas similares aos que estiver ouvindo, não tem nenhum tipo de rádio, não tem nenhuma integração com redes sociais, não possibilita função remota, nem mesmo continuar uma música ao trocar de plataforma.
Calma que tem a cerejinha no bolo: Xbox Music web não funciona em nenhum navegador "móvel". Ou seja, seja lá por qual patologia mental você preferiu assinar Xbox Music ao invés de Rdio ou Spotify, você só poderá usar o serviço web no browser do seu laptop ou desktop, enquanto a versão web do Spotify roda até no Internet Explorer do Xbox 360.
E assim, a Microsoft continua sendo a empresa que mais me fascina, mas pelos motivos mais errados possíveis.
*verdade seja dita, o finado Zune foi um dos pioneiros no serviço de subscription, e era um serviço muito bom. Pena que cagaram tudo, depois.