Meio Bit » Arquivo » Miscelâneas » Acertando o Passo do OpenOffice e do Google Documents

Acertando o Passo do OpenOffice e do Google Documents

16 anos atrás

Outro dia estava lendo um artigo do Cardoso em que ele dizia que programa tem que rodar na máquina, e que é estúpido ter uma máquina com altíssimo poder de computação sendo utilizada como terminal burro, fazendo tudo na Web. É claro que o problema, como sempre, é o exagero.

Eu mesmo sou um ávido usuário do Google Docs & Spreadsheets. A facilidade de ter acesso a meus documentos e planilhas em praticamente qualquer lugar, sem depender de um pesado notebook ou de um limitado handheld, vale o preço pela demora no carregamento, e a sensível lentidão no processamento, o que me obriga a manter arquivos menores na web, e planilhas gigantescas sempre locais.

Manter esses documentos sincronizados é uma tarefa bem chata, pra usar um eufemismo. Se você tiver uma versão online, e uma versão offline, fatalmente ali adiante vai ficar na dúvida sobre qual das duas é a mais recente ou completa. Os usuários do OpenOffice.org, contudo, agora contam com uma extensão que poderá ajudar a diminuir a bagunça (embora não vá resolvê-la), chamada de OpenOffice.org2GoogleDocs. Ela não permite sincronizar os documentos, apenas importar e exportar de e para o espaço da sua conta Google. Em outras palavras, se você tiver uma planilha na Internet, fizer uma alteração, e a partir do seu
computador (que terá uma versão desatualizada) fizer uma exportação, babaus.

Para quem prefere manter seus documentos em seu próprio computador, mas que eventualmente precisa contar com eles na Web, é uma boa pedida.

relacionados


Comentários