Carlos Cardoso 10 anos atrás
Um dos méritos de Kim Jong-Un foi mostrar que seu pai, Kim Jong-Il não era tão maluco assim, e que é sempre possível piorar. Ele também reabilitou toda uma geração de vilões de histórias em quadrinhos. Sempre achamos ridículos e inverossímeis os planos e discursos de gente como o Mandarim, o Esqueleto e quase todo vilão de James Bond, mas (not so) Little Kim mostrou que gente de verdade fala daquele jeito.
A Coréia do Norte ameaçou transformar os EUA em um deserto de fogo, disse que provocaria um apocalipse nuclear no Japão, usou cenas do Call of Duty em um vídeo mostrando a destruição dos EUA e photoshopou boa parte de sua força de invasão.
isso tudo para esconder um regime ultra-totalitário, que vive de doações de comida da ONU e cuja maior fonte de renda é um distrito fabril em parceria com a Coréia do Sul.
Como toda ditadura personalista, a Coréia do Norte não tem noção de ridículo, e assume que o resto do Mundo tem o mesmo medo/respeito por seus líderes que seu povo adestrado e passado por lavagem e enxaguagem cerebral, como diria Odorico.
O resultado são coisas como o Perfil Oficial da Coréia do Norte no Instagram, uma coleção de pérolas que é um exemplo didático da Lei de Poe, que determina que sem indicação explícita é impossível diferenciar entre sincero extremismo e uma paródia de extremismo.
Agora a Melhor Coréia fez de novo. Dispostos a minar os capitalistas por dentro, o Amado Líder abriu uma nova frente de ataque, com uma Página Oficial no Facebook. A página tem (ou tinha) notícias, vídeos institucionais e intermináveis matérias apresentadas por uma tia coreana mais pra lá do que pra cá.
Chega a ser incrível este vídeo mostrando algo incrível e que deve ser divulgado para o mundo: um supermercado!
Note que é o único mercado do mundo onde todas as prateleiras estão cheias, nenhum produto foi comprado, exceto na hora em que a câmera mostra os “consumidores” retirando produtos.
Na Guerra Fria os russos disputavam com o ocidente decadente desenvolvendo alternativas. Em alguns casos foram vencedores, como na espionagem (a KGB p0wnou a CIA e o MI6) e na tecnologia espacial. As Soyuz são usadas até hoje. Em outros casos perderam, como na tecnologia de bens de consumo.
O que não fizeram foi usar a tecnologia e os conceitos do Ocidente para provar que esses conceitos são errados. Ao tentar fazer isso a Coréia do Norte está fazendo um papel ridículo. O resto do mundo não reconhece o caráter divino do Grande Líder, e notícias oficiais divulgando a descoberta de Unicórnios também não ajudam.
Infelizmente a página acaba de ser apagada. Esperemos sinceramente que o Facebook volte atrás no que foi claramente um ataque orquestrado por Washington. Enquanto isso, nos resta acompanhar o canal da Melhor Coréia no YouTube.