Meio Bit » Arquivo » Hardware » Seagate lança nova linha de HDDs com capacidades até 4 TB

Seagate lança nova linha de HDDs com capacidades até 4 TB

Seagate revela nova linha de HDDs mais rápidos e seguros, com capacidades de 500 GB até 4 TB.

11 anos atrás

gogoni-hd2

Por mais que desejemos, o caminho dos SSDs até a popularização será longo e tortuoso, tanto pela limitação de espaço quanto pelos preços. Eu estou seriamente cogitando substituir o disco do meu notebook por um Kingston HyperX, já que o original de 640 GB fez o favor de ir pro beleléu e me deixar na mão, e estou me virando com um reserva de 128 GB originário do PS3 (que substituí por um de 500 GB). O problema é que o preço não me anima muito, mas em se tratando de performance, é bem provável que eu ceda em breve.

Já quando o assunto é backup não tem jeito, ainda estaremos amarrados aos HDDs por um bom tempo, mesmo sabendo que  como tudo que possui peças internas e viola a Segunda Lei de Clarke, uma hora eles vão pedir arrego.

A Seagate sabe disso e anunciou uma nova linha de discos rígidos de 3,5" com segurança na reprodução de dados melhorada, o que os torna ideais para set-top boxes, gravadores externos e nós, que teimamos em usar os HDDs de backup como pendrives.

A nova linha opera a 5.900 RPM e vem em várias capacidades: 250 GB, 320 GB, 500 GB, 1 TB, 2 TB, 3 TB e sim, finalmente 4 TB. Os modelos de 3 e 4 TB contam com uma conexão SATA de 6 Gb/s e serão atrelados à linha Barracuda, enquanto que os demais possuem SATA de 3 Gb/s e são da linha Pipeline. As velocidades de transferência também diferem: 180 MB/s nos modelos de 3 e 4 TB, 144 MB/s no de 2 TB e 159 MB/s no de 1 TB.

A Seagate garante que os discos podem funcionar continuamente 24/7, com uma taxa de falha de apenas 0,55% ao ano e que são bem silenciosos, gerando apenas 2,3 dB. Eu acho um tanto exagerado. Não obstante, diz que o modelo de 4 TB pode exibir 16 vídeos em HDD simultaneamente sem stress. Isso é algo que eu gostaria de ver.

A empresa também lançou um modelo de 2,5" com 500 GB que promete reproduzir 12 vídeos HD ao mesmo tempo. Por enquanto não há informação de preços, acredito que o de 4 TB sairá bem caro, mas sinceramente? Ainda hoje vale o investimento.

Fonte: The Register.

Leia mais sobre: , , , , .

relacionados


Comentários