Meio Bit » Arquivo » Fotografia » Qual a melhor câmera de celular do momento?

Qual a melhor câmera de celular do momento?

Dpreview testou o Samsung Galaxy S4, o iPhone 5, o HTC One e o Nokia Lumia 920 para responder à seguinte pergunta: qual smartphone possui a melhor câmera?

11 anos atrás

Bem, talvez nunca consigamos essa resposta, mas cada vez mais comparativos estão sendo feitos em sites especializados na internet. Quem decidiu colocar a mão no vespeiro agora foi o Dpreview e levou para os seus testes em estúdio e externos quatro dos celulares mais avançados do momento: Samsung Galaxy S4, iPhone 5, HTC One e Nokia Lumia 920. Mesmo com o atual desenvolvimento da tecnologia, esses pequenos guerreiros ainda são equipados com um minúsculo sensor CMOS, mas apresentam boa qualidade de imagem (principalmente por conta do processamento interno das imagens) e os quatro modelos possuem uma generosa abertura de diafragma. Admito que não sou um grande fã da fotografia feita pelo celular, mesmo com a possibilidade de estar sempre praticando o olhar em qualquer lugar. Para mim um celular serve para falar e qualquer outro uso é descartado. Sim, eu sou um Ogro Tecnológico que prefere gastar o rico dinheirinho com filmes e música, mas vendo esse comparativo acho que vai chegar logo o dia em que terei que admitir que um celular possa ter a qualidade de uma câmera compacta.

smartphone_comparação

Bem, voltando ao comparativo, o que o Dpreview fez foi pegar os quatro brinquedos e levá-los para situações de fotografia do cotidiano e algumas em estúdio com iluminação controlada. A primeira prova foi para uma fotografia de paisagem, onde podemos analisar muito bem a diferença de saturação e contraste existente em cada modelo, sendo que alguns deles seguem a mesma política da Sony em suas câmeras, ou seja, quanto mais saturação de cores melhor. O segundo teste foi de retrato, sendo que um foi feito na sombra, um no sol , um terceiro com baixa iluminação e um último com a luz do flash. Aqui vemos que alguns modelos possuem uma certa dificuldade em capturar detalhes em diferentes tipos de iluminação. Seria esperar muito que as pequenas câmeras se saíssem bem em situações tão extremas. O próximo teste foi paisagem noturna, onde a coisa realmente ficou mais pesada para as câmeras. Embora todos os quatro modelos consigam fazer uma foto que, para fins de redes sociais, é usável, o que vemos é muita falta de nitidez e ruído. De qualquer forma, alguns aparelhos acabam se sobressaindo nas comparações.

E, por fim chegamos ao estúdio, onde uma cena com várias imagens de referência foi fotografada utilizando a luz do dia e também com baixa iluminação artificial. E qual foi a conclusão alcançada pelo pessoal do site? A primeira é que nenhum dos smartphones testados pode ser um bom substituto para uma câmera compacta, embora o poder dos aparelhos esteja aumentando. A segunda conclusão é que nenhum deles serve para se trabalhar em todas as situações de luz testadas. De modo geral o que se deu melhor na avaliação foi o Samsung S4, seguido de perto pelo iPhone 5. Levando em conta que o telefone da Apple custa um pouco mais caro, eu ficaria muito triste se tivesse um. Já o HTC e o Nokia se destacam principalmente em fotos com baixa iluminação por possuírem estabilização de imagem e grande abertura de diafragma, boa pedida para quem vai fotografar cenas noturnas. Agora, se o seu lance é fotografar em locais fechados com flash, a escolha certa é o aparelho da Nokia. A única certeza que podemos levantar com esse teste é que, se a sua praia é fotografar com o seu smartphone, então vale a mesma regra das câmeras fotográficas: você tem que escolher aquele que vai se encaixar melhor em sua necessidade.

relacionados


Comentários