Meio Bit » Arquivo » Fotografia » Blackmagic Pocket Cinema Camera

Blackmagic Pocket Cinema Camera

11 anos atrás

O mundo do vídeo profissional passou por uma grande mudança quando as câmeras DSLR passaram a filmar em Full HD. Um grande número de novos profissionais entraram no mundo da alta definição aproveitando o (relativamente) baixo preço dos equipamentos e muita gente se transformou em Diretor de curta metragem, filmes independentes e documentários. Eu mesmo, que nunca pensei em vídeo, já fiz dois cursos voltados para a área de iluminação de cinema. Embora as câmeras reflex tenham trazido novas possibilidades e novos conceitos, a coisa ainda está evoluindo e creio que ainda há espaço para novas possibilidades.

Blackmagic Pocket Cinema Camera

A Blackmagic Pocket Cinema Camera é um equipamento que chega para romper algumas barreiras, inclusive a barreira do preço. Embora tenha o tamanho de uma câmera compacta, o equipamento foi desenhado para produzir filmes de alta qualidade e, segundo a própria empresa, é indicada para filmagens em campo ou em locais de difícil acesso. Perfeita para fotojornalismo, filmes independentes, zonas de guerra ou manifestações populares. A câmera, embora diminuta, tem qualidades que desafiam as câmeras reflex de maior porte (e preço). Ela é equipada com um sensor Super 16mm que capta imagens em Full HD com 23, 98, 24, 25, 29, 97 e 30 fotogramas por segundo. Outra característica impressionante é o Super wide dynamic range que garante um range dinâmico de 13 Stops (isso não é pouca coisa) possibilitando a captura de detalhes impressionantes nas altas e nas baixas luzes, cuja demonstração na página do produto mostra as vantagens do sistema. A câmera grava direto em um cartão SD (facilitando a transferência para um notebook) de forma contínua e utilizando o Codec Apple ProRes. Junto a isso temos a facilidade de utilizar um arquivo cru CinemaDNG RAW de 12 bits. Essas são realmente configurações espetaculares para uma câmera de porte tão pequeno.

A Blackmagic Pocket Cinema é compatível com lentes do sistema Micro-quatro-terços (em toda a propaganda do produto ela está utilizando lentes Panasonic Lumix) e pode ser utilizada com os mais diversos adaptadores de lentes que existem no mercado. Agora, se você está preocupado com as limitações de potência do microfone ou de armazenamento em cartão SD, então fique tranquilo, pois a câmera possui todos as entradas possíveis para acessórios profissionais de gravação de vídeo.  Você pode ver todas as especificações e apresentações do produto na página oficial da Blackmagic.

Agora vem a parte importante. A Blackmagic Pocket Cinema é a primeira câmera de vídeo com qualidades profissionais a romper a casa dos mil dólares. Ela está sendo comercializada por US$ 995,00. Para quem utiliza câmeras domésticas pode parecer caro, mas para o mercado de vídeo isso é fichinha. Até eu fiquei com vontade de ter uma.

Blackmagic Pocket Cinema Camera2

 

Leia mais sobre: , , .

relacionados


Comentários