Meio Bit » Arquivo » Ciência » Nova forma de gerar energia: queimar gordura e óleo dos esgotos de Londres

Nova forma de gerar energia: queimar gordura e óleo dos esgotos de Londres

Companhia energética britânica tem solução (nojenta) para gerar energia: “minerar” restos de gordura dos esgotos de Londres.

11 anos atrás

Gordura pra dedéu

Se tem uma coisa que muita gente não se toca é na quantidade absurda de óleo e gordura de todo o tipo que vai parar nos esgotos todos os dias (no Brasil nem tanto, uma grande parte vai para os rios mesmo). Os ingleses tem um problema sério com isso, suas galerias centenárias estão com níveis absurdos de “fatberg” (a gordura endurecida), o que prejudica a passagem de água e acarreta todo tipo de transtornos que as pessoas já conhecem em dias de fortes chuvas.

Agora uma companhia energética vai resolver parte do problema: uma nova estação em Beckton, ao leste de Londres, será abastecida com esse resíduos e gerará cerca de 130 GWh/ano, o suficiente para fornecer energia para 40 mil residências. E parte dos resíduos expelidos pela estação voltarão para os esgotos, criando um ciclo que, segundo Bob Smith, coordenador técnico da Thames Water, a empresa fornecedora de água e esgoto, será um win-win scenario que beneficiará a todos.

Bem, quase todos. Infelizmente alguém vai ter que fazer o trabalho pesado, e literalmente minerar toda a gordura que entope as galerias, na unha. Apenas calculem.

Ainda assim é uma alternativa de produção de energia relativamente barata, usando "tudo o que vai para o esgoto e tudo o que não deveria ir", nas palavras de Bob Smith. Mas não deixa de ser uma solução bem nojenta! 🙂

Fonte: BBC.

Leia mais sobre: , .

relacionados


Comentários