Meio Bit » Arquivo » Software » Comprovado: Open Source virou hype

Comprovado: Open Source virou hype

17 anos atrás

meiobit-opensourcefood.jpg

Existem vários tipos de iniciativas envolvendo Open Source. Há os sérios, como Apache, Firefox e WordPress, mas há muita empresa que resolveu embarcar no trem, apenas para ficar bem na fita, pois muitos vêem o Open Source como o Ambientalismo da Internet, só que ao invés de Aquecimento Global temos a Microsoft, e ao invés do Al Gore temos o Richard Stallman.

Está se tornando comum empresas com programas obsoletos que ninguém mais compra quererem parecer bonzinhos dizendo "Veja, aqui está o código, agora somos Open Source, nos amem". Não é assim que a banda toca. É preciso comprometimento com o projeto, repasse de conhecimento, regras e licenças claras. Do contrário temos empresas que confudem Open Source com mão-de-obra barata e jogada de marketing pra melhorar imagem de mercado.

Mas fora esses, há os que abusam mesmo e colocam "Open Source" junto de seus produtos do mesmo jeito que colocavam "light" nos anos 90, e agora a moda é "orgânico". Alguém já inventou software orgânico? Está dada a idéia.

Vejam por exemplo este site, o Open Source Food. É um site de receitas. Nada mais. Os membros mandam receitas, recebem votos dos outros, fazem comentários.

Mas tem Open Source no nome, e os autores do site indicam para que você licencie seu material via Creative Commons. Mais hype impossível.

Problema: Eles mesmos admitem que você não pode deter copyright sobre uma receita. Receitas se enquadram em "método ou técnica", e não é aceito pela legislação de copyright. Então eles dizem para você licenciar a imagem e o texto descritivo do prato.

Isso é palhaçada, é pegar a buzzword do momento e tentar faturar em cima. Ou pior, pegar um conceito que já tem problemas o bastante para ser entendido, e bagunçar em cima. Agora teremos Free as Freedom, Free as Beer e Free as Food.

PS: Sim, como todo projeto Open Source, já tem um brasileiro lá bagunçando o ambiente. Um sujeito subiu receita de "pão com manteiga". Em português, claro. Tão engraçado ele...

relacionados


Comentários