Meio Bit » Arquivo » Demais assuntos » Obrigado por tudo e descanse em paz, Dr House

Obrigado por tudo e descanse em paz, Dr House

11 anos atrás

shepard-apollo-moonwalk

Em 1961 Alan Shepard decolou na cápsula Mercury 7 para se tornar o primeiro americano e o segundo humano a chegar ao espaço. Recebido como herói, virou estrela do nascente programa espacial, sendo escalado para várias outras missões, inclusive o programa Gemini. Só que o destino tinha outros planos, e depois de uma série de crises de vertigem, náusea e falhas de audição, Shepard foi diagnosticado com Doença de Ménière.

Afetando o ouvido interno, causa todo tipo de problemas que um astronauta não pode ter. Na época, já 1964, não havia qualquer tipo de cura. Os médicos da NASA ordenaram que ele fosse tirado da escala de vôos, sua carreira estava acabada.

Em 1971 Alan Shepard se tornava o 5o homem a caminhar na superfície da Lua.

 

A teimosia, a ousadia, o desrespeito pelas regras estabelecidas e a recusa em aceitar o que todo mundo sabe e continuar tentando resolver os problemas, características do Dr House o fizeram aceitar o caso e operar Shepard, com uma cirurgia experimental, perigosa, questionável e desaconselhada por outros médicos.

itsnotlupus

William F. House estava acostumado, sempre foi um rebelde e nem de longe era queridinho dos colegas, até por constantemente humilhá-los com sua inteligência. E convenhamos, ser responsável por um cara andar na Lua é um belo de um “eu ñão disse/?”

A cirurgia de House envolvia um microscópio cirúrgico, equipamento comum hoje mas que quando ele tentou introduzir nos EUA disseram ser besteira, alguns oftalmologistas chegaram a dizer que um bom cirurgião só precisa confiar nos próprios olhos.

Se a contribuição do Dr House para a medicina fosse essa já seria suficiente. Uma nova técnica cirúrgica é sempre bem-vinda, mas ele fez muito mais. Foi pioneiro em outra técnica controversa, polêmica, questionada pelos poderes estabelecidos sem-imaginação e pela turma do “nada pode ser feita pela 1a vez”: O implante coclear.

Sim, os chamados “ouvidos biônicos”, usados por centenas de milhares de pessoas pelo mundo, antes ficção científica mas que pelas mãos do Dr House se tornaram viáveis, primeiro em 1961 e depois em 1969, quando ele inventou as próteses de longa duração. O resultado são cenas como esta, de uma paciente de 29 anos ouvindo pela primeira vez:

Em 1981 um dos primeiros receptores dos implantes experimentais escreveu para House agradecendo:

“Eu não mais vivo em um mundo de movimentos sem som e faces sem voz”.

House não fez sua pesquisa sem críticos. Muitos disseram que seu trabalho era uma enganação, pois não proporcionava audição perfeita. Outros disseram que ele estava testando em humanos, e foi até atacado por uma facção dos surdos, que se consideram uma cultura á parte, e implantes como o de House seriam uma afronta a uma subdivisão da espécie humana perfeitamente normal, só que não ouve.

tambemnaoehlupussoparece

Ele chegou a ser acusado de procurar ganho pessoal, o que é uma acusação canalha. House não só licenciou seu implante para a 3M por um valor quase simbólico, como nunca patenteou sua pesquisa, seu interesse era que a tecnologia se difundisse.

A vida de House não foi só polêmica, claro. Ele é considerado um gigante em seu campo de atuação, É dito que a sem a pesquisa dele os implantes cocleares estariam 10 anos atrasados.

Convidado por Alan Shepard para acompanhar a missão da Apollo XIV, Dr House teve o prazer de receber pelo rádio a mensagem “O estou ouvindo com o ouvido que o senhor operou”, mas provavelmente a maior recompensa de sua carreira foi ativar o implante de Tracy Husted, em 1981, a primeira criança a receber a nova tecnologia:

ME.1211.house.jpg

Surpreendentemente, já que 1981 fica nas trevas do passado distante, há um vídeo do implante de Tracy sendo ativado pela 1a vez:

William House morreu dia 7 de Dezembro, aos 89 anos, mas suas técnicas, seu pioneirismo e seu exemplo de perseverança continuam. Depois disso tudo acho que nada mais apropriado do que NÃO pedir um minuto de silêncio para ele.

Fonte: TNYT

relacionados


Comentários