Meio Bit » Arquivo » Internet » Vista e a cache L2

Vista e a cache L2

17 anos atrás

Você sabe o que é memória cache ( ou caché )? É aquela memória muito rápida, geralmente embutida no processador, onde são guardados dados acessados constantemente, de forma a acelerar o processamento como um todo, já que não é preciso esperar o ciclo de leitura/escrita da memória convencional ( lembre-se: os processadores rodam a GHz, enquanto as memórias RAM ainda são relativamente lentas ).

Pois bem, com o avanço da eletrônica, os projetistas de chips criaram vários "níveis" de cache, com determinados níveis de velocidade. cachel3.jpgO cache L1 é muito rápido, o L2 um pouco menos, o L3 ainda menos e por aí vai ( não duvidem se tivermos L4 e L5 dentro de dez anos ).

Acontece que apareceu em alguns blogs a notícia de que o Vista não reconheceria corretamente o tamanho da memória cache L2 e, portanto, operaria abaixo da velocidade máxima permitida pelo processador.

Para reverter essa situação, bastaria ir no regedit e editar a chave HKEY_LOCAL_MACHINE\SYSTEM\CurrentControlSet\Control\Session Manager\Memory Management e colocar o valor certo, de acordo com seu processador:

para 256KB: 100
para 512KB: 200
para 1024KB: 400
para 2048KB: 800

Simples, não?

Eu fico me perguntando como é possível que aquele pessoal de Redmond ainda deixe passar essas coisas... poxa, algo tão simples! Quanta incompetência!

Mas espere! Será mesmo que eles não viram algo tão básico assim? Afinal... se todo mundo está falando disso, deve ser verdade, certo?

Pois bem... uma rápida olhada na Knowledge Base da Microsoft, revela que sim! Eles já sabiam disso, desde os tempos do Windows NT! E essa chave, justamente, só precisa ser mesmo mudada em micros antigos ( leia-se: Pentium I e anteriores ). Ela NÃO fará diferença no Vista. Pelo menos, não uma diferença positiva.

Esse povo que fica mexendo no registro de forma indiscriminada é o mesmo que cai na história do vírus do ursinho...

relacionados


Comentários