Ricardo Bicalho 16 anos atrás
Um lançamento que muitos consideram um ataque direto ao domínio da Microsoft, o Google está disponibilizando um projeto open source que permite o uso de programas de uso exclusivo online, possam também ser usados offline.
A idéia é poder escrever e ler e-mails, por exemplo, do GMail offline, dentro de um avião. Assim que uma conexão com a Internet for encontrada, as mensagens serão disparadas e o aplicativo sincronizado.
Essa Application Programming Interface (API) poderá ser usada por qualquer um que tiver interesse em usá-la e ainda criar extensões que atendam suas necessidades. Até mesmo os concorrentes como Yahoo e MSN podem fazer uso das extensões.
A idéia é passar a oferecer ferramentas como o Google Docs e Spreadsheets, Calendar e outros em modo offline, usando o próprio browser e as extensões.
Google Gears
Google Gears (BETA) é uma extensão open source para navegadores que permite aplicativos web prover funcionalidades quando desconectados.
Ele usa uma série de APIs em JavaScript para prover serviços locais para o aplicativo:
— LocalServer Module API: servidor HTTP local, para que o aplicativo comunique-se de forma idêntica, como se estivesse conectado.
— Database Module API: é uma série de chamadas prontas em Javascript para acessar uma base de dados SQLite. Ela é pequena, com tudo funcionando em apenas 250 kB.
— WorkerPool Module API: é a metodologia de trabalho assíncrona, usando factory pattern. É um AJAX da vida, capaz de usar JSON, um formato melhor que o XML para transporte de dados.
Conversando com o Cardoso, a minha vontade foi desenvolver ou adaptar um aplicativo qualquer na mesma hora. Sério, gente, como desenvolvedor isso é absolutamente fantástico, pois existem MUITAS possibilidades. Esse é o calcanhar de aquiles de aplicativos web removido.
Como usuário, isso vai abrir as portas para uma utilização melhor dos vários aplicativos já disponíveis e gratuitos, mas que ainda possuem essa enorme limitação que é disponibilidade apenas com a conexão. Isso significa que poderemos continuar trabalhando mesmo que seu provedor de internet esteja indisponível e tudo volte em sincronia, sem afetar o desempenho do aplicativo.
Clap, clap, clap, touché, Google.
Fontes: NYTimes e Google Gears.
Leia também: