Meio Bit » Arquivo » Demais assuntos » Melhor o Protógenes não levar o pequeno Juan ao Japão, ursinhos lá já usam Google Maps

Melhor o Protógenes não levar o pequeno Juan ao Japão, ursinhos lá já usam Google Maps

11 anos e meio atrás

O vídeo acima é uma daqueles filmes fofinhas que o Google adora usar para demonstrar seus produtos. É provavelmente produzido fora, com apenas a localização feita por japoneses. Há uma virtual ausência de tentáculos, o que descaracteriza a animação como nipônica.

O anúncio é que o Google Maps agora funciona no Japão com linhas de ônibus. Isso é importante, em um país que depende tanto de transporte público.

No Brasil esse recurso já existia, é algo extremamente útil, calculando rotas com um mix de ônibus, metrô, trem e táxi, se você quiser. Funciona inclusive no iPhone, se você parar de mimimi (que não adianta nada) e abrir maps.google.com no Safari, o que é tudo que o Google quer que você faça, e desagrada profundamente a Apple.

 

IMG_2870  IMG_2871

Na imagem acima tentei calcular a rota até o The Cover, um pup que estou doido pra conhecer, em Copacabana. Ou Ipanema, sei lá, nós do Divino não sabemos andar na Zona Sul. A parte de rotas funcionou bem, mas o processo desanda ao bater de frente com uma regra:

Um mapa é tão bom quanto a qualidade dos dados usados para gerá-lo. (exceto se o mapa dor do iOS6, aí nunca é bom)

No Japão, onde tudo funciona com precisão suíça, é possível ter mapas detalhando milimetricamente os trajetos, e até algo impensável aqui: Agendas com os horários dos ônibus. Nem avião sai no horário neste país, que dirá o busão nosso de cada dia.

O mapa do Google também iphonou legal, ao identificar o estabelecimento no endereço como o restaurante antigo. Isso é um erro compreensível, o Brasil não é exatamente a terra mais organizada da Terra, a má-vontade das fontes oficiais em fornecer qualquer tipo de informação também não ajuda, então só do mapa achar o endereço, mesmo antes do iOS6 já era vantagem.

Curiosamente o Foursquare identificou corretamente o pub:

IMG_2872

Claro, conteúdo colaborativo é ótimo quando há mais gente colaborando. Morei em uma cidade no Interior de São Paulo onde fui o único usuário de Foursquare por muito tempo. Colaborar consigo mesmo é bem sem-graça, e a coisa não anda. Nem ajuda chegar em Chochopó do Mato Dentro, em Goiás do Sul e descobrir que não há ruas marcadas. Nisso as fontes oficiais, mesmo capengas, são essenciais.

Quem está rindo horrores, tendo orgasmos de Schadenfreude é o Google. Estão vendo a Apple desabar atolada de críticas; A Apple por sua vez não pode abrir o bico explicando as condições do acordo entre as duas empresas, por causa do NDA, então mesmo que o Google tenha sido carmano fiadazunha, nunca saberemos.

Para completar, estão espalhando que uma versão do Google Maps para iOS está meses de distância. Isso quase certamente é uma mentira deslavada. Mas quem (fora a Apple) está com pressa?

Bônus: Fui testar o serviço de rotas do Mapas do iOS6, só por desencargo. Ele achou o endereço corretamente,  o que é um avanço, mas quando mandei traçar a rota via transporte público, a resposta da Apple foi basicamente um “se f$&@@*! aí”:

IMG_2873

relacionados


Comentários