Meio Bit » Arquivo » Software » França se rende ao Ubuntu

França se rende ao Ubuntu

17 anos atrás

francesurrenders.JPGNão dá nem pra dizer que foi uma vitória difícil, mas os frogs (como chamam os ingleses) decidiram migrar a base de software proprietário do Governo para Software Livre. A primeira mudança parece ser no Parlamento, e no ano legislativo, que começa em Junho (e falam que político aqui não trabalha) os parlamentares e seus assessores estarão rodando micros novinhos em folha rodando Ubuntu.

As empresas responsáveis, Linagora e Unilog são especialistas em integração, e faturaram um bom trocado nessa brincadeira.

A ironia é que a justificativa para a migração, é a de sempre, a de todo mundo que não entende o conceito de Software Livre. O preço.

Convenhamos, uma migração em ambiente corporativo e controlado pode ser bem interessante economicamente, mas se você troca toda a sua base de computadores você economizou aonde, exatamente? Some a isso treinamento, suporte, manutenção, e você está gastando muito mais do que se não tivesse feito nada. Lembre-se, o XP tem suporte garantido até além do suporte inicial do Vista.

Uma das vantagens mais alardeadas do Linux é rodar em máquinas mais modestas que os Windows recentes, é aliás o melhor ponto-de-venda quando algum conhecido leigo insiste em que você instale o 98. "não vou gastar dinheiro com computador agora". Abrir mão disso é garantir que um chato vai postar em breve artigos como "mudança para Linux faz Parlamento Francês gastar US$150 mil em computadores novos", ou algo assim.

Via um site lá do Ubuntu

relacionados


Comentários