Carlos Cardoso 11 anos atrás
O Prefeito de Nova York Michael Bloomberg anunciou, junto com o Comissário Gordon Kelly um projeto ambicioso na área de segurança, desenvolvido em parceria com a Microsoft.
A idéia é utilizar a arma mais eficiente possível contra o crime: Informação. Não só usada para identificar e prender suspeitos, mas para mapear áreas de risco.
Composto de toneladas de bancos de dados, o Domain Awareness System, como é chamado, coloca na mão dos detetives não só a ficha completa de um suspeito, como feeds de vídeo ao vivo de câmeras da região, chamadas pro 911 relativas a um determinado crime ou suspeito, mapas com informação cronológica e toneladas de outras informações.
O DAS, além das 3000 câmeras operadas pela cidade, também é conectado a mais de 100 leitores automáticos de placas de carros, podendo identificar em frações de segundo se um veículo suspeito foi avistado. E em tempos pós 11/9, também fazem parte do conjunto 600 detectores de radiação.
Isso vai facilitar a vida do investigador E do policial na rua, e aí entra a grande jogada: Onde isso tudo vai rodar? Exato, aposto duas mariolas e uma Narjara Tureta que funcionará maravilhosamente num Surface RT, além dos desktops.
O projeto estará disponível para aquisição por departamentos de polícia de todo o mundo, e como co-desenvolvedora a NYPD ganhará 30% de comissão. Que vá tudo em lingerie pra Olivia Benson!
Fonte: Blog do Bloomberg