Bruno Alves 16 anos atrás
Recentemente o Leo escreveu um artigo sobre o lançamento do Yahoo Pipes.
O Yahoo Pipes, permite manipular dados vindos das mais diversas fontes de maneira simples e prática.
Se você não entendeu nada, não se preocupe, é mais comum do que parece.
Depois de ter ouvido falar tanto na ferramenta, resolvi, finalmente, mexer um pouco com ela e criar um pequeno tutorial, mostrando, passo a passo a criação de um pipe.
Para quem já utilizou qualquer banco de dados com editor visual, vai se sentir extremamente confortável, mas o serviço ficou tão simples de usar que qualquer um pode usar (bem, quase qualquer um).
Vamos ao que interessa, primeiro preciso definir o que eu quero fazer.
Digamos que eu sou um leitor assíduo do Meio Bit, assino o feed, mas não quero ler os artigos do Lord Sith, só quero ver os artigos dos demais autores no meu leitor de feeds.
Usando o feed tradicional, isso é impossível, porém com o Yahoo Pipes isso muito fácil de ser feito.
Primeiro acessamos o Yahoo Pipes, você precisará de uma conta Yahoo para poder entrar no sistema.
Uma vez no sistema, veremos uma tela como a abaixo:
Agora, temos que selecionar nossa fonte de dados, isso é feito no menu sources, escolhendo a opção Fetch (que é responsável por obter dados de feeds).
Preenchemos a URL com o endereço do feed do Meio Bit (https://meiobit.com/index.xml), ao clicar no módulo, os dados que vêm desta fonte aparecem no Debugger.
Até ai, nada demais, qualquer leitor de feed pode fazer isso, até o Bloglines.
Mas lembrando da nossa necessidade, temos que retirar deste feed os artigos do Lord Sith, então selecionamos o menu Operators e escolhemos o módulo Filter.
Este módulo permite, por padrão, filtrar a fonte pelo título, pelo corpo da mensagem e pela data de publicação, mas o interessante, mesmo, acontece quando ligamos a fonte ao filtro.
Neste momento, o módulo de filtro, lê os dados do módulo de dados e passa a permitir a filtragem por qualquer um dos campos do mesmo.
Agora, basta que selecionemos o campo dc:creator (que é o campo que informa o autor do artigo), selecionar a opção Contains e colocar cardoso no campo de critério.
Agora é só ligar o filtro ao Pipe Output e nosso pipe está pronto, dando 2 cliques no output, você verá a saida, sem os artigos do Cardoso:
Clique em Save, para gravar o pipe e em Publish ara tornar o pipe que você criou público.
Criei, também um com todos os artigos do Cardoso no Meio Bit, Carlos Cardoso e Contraditórium.
Aproveitei o embalo e criei um com os 3 principais blogs que escrevo.
Melhor eu parar por aqui, isso é viciante...