Home » Hardware » AMD Fusion chegará com tudo na CES

AMD Fusion chegará com tudo na CES

AMD Fusion une CPU e GPU num mesmo "die" para melhorar desempenho e reduzir consumo em nova safra de computadores.

9 anos atrás

De cima para baixo: CPU, GPU, moeda e APU.

De cima para baixo: CPU, GPU, moeda e APU.

Na (adivinhe) CES, fabricantes finalmente mostrarão equipamentos com as APU Fusion, da AMD. A combinação de CPU e GPU num mesmo "die", anunciada láááá atrás, em 2006, promete proporcionar computadores eficientes, com baixo consumo e poder de sobra para a computação do dia-a-dia.

As APU Fusion são divididas em três classes, ou séries: C-Series é destinada a netbooks, ultraportáteis e tablets; E-Series, notebooks baixo custo e desktops "all-in-one"; e A-Series, que só serão mostrados no fim do ano, para computadores e notebooks premium. Essa última, composta por processadores quad core, só dará as caras no final do ano. Na CES, veremos C-Series e E-Series.

A parte gráfica dos Fusion é baseada no motor VISION, que integra suporte a DirectX 11, bloco de aceleração de vídeo UVD3 (decodificação nativa de MPEG4, MPEG2, H.264 e DivX) e processamento paralelo. A junção de CPU, GPU e northbridge num único "die" entrega, dentre outras vantagens, um aumento na autonomia da bateria de equipamentos portáteis. A AMD diz que a tecnologia AllDay Power proporciona quase 11 horas com a APU C-Series, e cerca de 8 horas na E-Series. Nada mal, hein?

A concorrência será acirrada com a Intel e sua arquitetura Sandy Bridge, o que, esperamos, reflita-se numa competição agressiva de preços.

PS: recomendo a leitura do artigo "Você sabe o que é uma APU?", de Gustavo Guanabara, para entender melhor o que é e o que representa a chegada das APUs ao mercado.

Fontes: Extreme Windows Blog, Gizmodo BR.

Leia mais sobre: , , , .

relacionados


Comentários