Facebook no celular de graça!

Graças a acordos feitos com várias operadoras ao redor do mundo, o Facebook pode liberar uma nova versão móvel, acessível pelo endereço 0.facebook.com (sim, o primeiro dígito é um “zero”). Composta apenas por texto, dentro das redes alcançadas pelo acordo o acesso é, segundo o blog oficial, gratuito.

Parece bom demais para ser verdade, e uma jogada audaciosa do Facebook para manter os usuários mais tempo em seus domínios. No Brasil, a TIM é a única operadora parceira da rede social nessa empreitada. Veja o “mapa” completo do Facebook móvel “digrátis”:

Operadoras parceiras do Facebook.

Operadoras parceiras do Facebook.

Como minha operadora é a TIM, resolvi fazer um teste, mesmo sabendo que outros, também usuários de plano pré-pago, não tiveram muito sucesso no intento… Antes de entrar na brincadeira, vi quanto tinha de saldo:

Saldo antes do Facebook gratuito.

Saldo antes do Facebook gratuito.

O acesso corre normalmente, e há, no cabeçalho da página, a informação “Free access by TIM”. Muitas funções do Facebook tradicional, ou melhor, todas as funções que não demandam imagens, vídeos ou qualquer coisa mais elaborada, estão lá. A navegação é tranquila, e tudo funciona muito bem.

0.facebook.com

0.facebook.com

Naveguei em alguns perfis de amigos, atualizei meu status, enfim, tentei reproduzir uma sessão rápida de um usuário médio, apenas para gerar tráfego e ver como os créditos da minha conta se comportavam. Depois de sair, pedi novamente o saldo à TIM, e… surpresa (ou não):

Créditos foram embora :~

Créditos foram embora :~

Não deu certo, e agora fica a dúvida: por quê? A TIM está na lista de operadoras que deviam oferecer o acesso gratuito, e na própria página especial do Facebook móvel aparece a menção “acesso gratuito”. Mas, contrariando o que é dito, o acesso é cobrado.

O que você, caro leitor, acha? #PutaFaltaDeSacanagem da TIM, ou algum mal entendido/problema técnico?

Relacionados: , , ,

Autor: Rodrigo Ghedin

Blogger, bacharel em Direito e acadêmico de Sistemas de Informação.

Compartilhar

Aproveite nossos cupons de desconto:

Cupom de desconto Asus, Cupom de desconto Frio Peças, Cupom de desconto Mundo da Carabina, Cupom de desconto JBL, Cupom de desconto Costa Cruzeiros, Cupom de desconto Loja do Mecânico, Cupom de desconto Staples