Meio Bit » Games » F-Zero 99: a mistura de decepção com esperança

F-Zero 99: a mistura de decepção com esperança

Funcionando como um battle royale, F-Zero 99 já está disponível para o Nintendo Switch e apesar de resgatar a franquia, não é o que muitos esperavam

32 semanas atrás

E a Nintendo fez aquilo que até um dos criadores da série duvidava: anunciou (e já lançou) um novo F-Zero! Porém, o retorno do emblemático jogo de corrida futurista não aconteceu da maneira que muitos imaginavam, com o F-Zero 99 sendo voltado para as partidas multiplayer e principalmente, explorando o conceito de um battle royale.

F-Zero 99

Crédito: Divulgação/Nintendo

Seguindo os passos de jogos como Tetris 99, Super Mario Bros. 35 ou Pac-Man 99, a ideia com o F-Zero 99 é bem simples: colocar quase uma centena de pilotos para disputar corridas, enquanto uma certa quantidade dos posicionados nas últimas posições são gradativamente eliminados.

Obviamente, o principal objetivo de todos será terminar as provas na primeira posição, mas com tantas pessoas na pista, essa não será uma tarefa fácil. Então, para tentar nos manter motivados, o jogo nos premiará com pontos de acordo com a posição que cruzarmos a linha final ou até por chegarmos mais bem posicionados que outras pessoas com um nível semelhante ao nosso. Para isso será fundamental cuidarmos da energia da nossa nave, já que ela será destruída se a esgotarmos, assim como coletar faíscas amarelas, o que nos permitirá usar uma pista aérea.

F-Zero 99 ainda nos entrega diversos modos de disputas, como Grandes e Pequenos Prêmios, ou circuitos Pro, que acontecerá em horários específicos e renderá pontuações maiores. Então, entre uma corrida ou outra poderemos aproveitar as premiações para personalizar nossas naves.

Se tudo isso estivesse disponível num jogo criado com gráficos de ponta e nos entregando um modo single-player robusto, acredito que neste momento os fãs da série estariam dando gritos eufóricos e declamando o quanto amam a Nintendo. Porém, a empresa preferiu seguir por um caminho bem diferente.

Com o F-Zero 99, o que recebemos é um título com um visual semelhante ao do primeiro capítulo, lançado em 1990 para o Super Nintendo, impedidos de jogar sem todo o caos proporcionado pela presença de outras 98 pessoas e apostando numa experiência intensa, mas curta.

Mesmo com o atenuante de que não precisamos pagar diretamente para jogá-lo, afinal o título está disponível para todos que forem assinantes do serviço Nintendo Switch Online, o que percebi nas redes sociais foi uma mistura de surpresa com decepção.

Para algumas pessoas, lançar um F-Zero de grande porte atualmente, mesmo que por um valor um pouco inferior ao de um lançamento normal, não seria uma boa ideia. Recentemente, até o criador do personagem Captain Falcon chegou a dizer que achava difícil o retorno da franquia. “Acho que é porque o Mario Kart é o jogo de corrida mais popular da Nintendo e um novo F-Zero custaria uma fortuna [para ser produzido],” declarou Takaya Imamura.

Crédito: Divulgação/Nintendo

Porém, o que pode estar escrito nas entrelinhas desse inusitado lançamento é o interesse da empresa japonesa em resgatar uma das suas franquias mais adoradas e por que não, esquecidas. Estávamos perto de completar duas décadas desde a chegada do F-Zero Climax para Game Boy Advance, última vez que tivemos a oportunidade de pilotar as alucinantes naves da franquia e porque esse jogo gratuito não pode ser uma espécie de laboratório?

Considerando o risco que rondaria um projeto assim, talvez a Nintendo tenha preferido investir muito menos em algo como esse battle royale, usando-o para testar o terreno e, se a aceitação for boa, aí sim colocar uma equipe muito maior (e com um orçamento enorme) para nos dar o F-Zero que por tanto tempo esperamos.

Lembre-se, já se passaram tantos anos desde o último jogo, que pessoas que nasceram quando ele estava estreando no portátil da Nintendo já estão por aí dirigindo seus carros e talvez elas só viram o Captain Falcon trocando bordoadas em algum Smash Bros. Logo, como ter certeza de que uma continuação faria sucesso com essa geração mais nova?

Enfim, eu entendo a decepção de alguns, mas o próprio Inamura pareceu um tanto resignado com o anúncio. Ele usou sua conta no X/Twitter para publicar uma imagem do personagem que criou comemorando e na legenda agradeceu à Nintendo.

Eu espero não estar sendo muito otimista aqui e que a Nintendo não tenha colocado o F-Zero 99 na eShop apenas para diminuir a ansiedade dos fãs, nos mostrando que não esqueceram das corridas futuristas que fizeram tanto sucesso no passado.

Se tivermos sorte, em alguma sala na sede da empresa já temos um grupo pelo menos planejando como poderia ser este novo jogo, mesmo que ele acabe nas mãos de outra companhia, como a Amusement Vision da Sega, que nos deu o excelente F-Zero GX. Mas por enquanto, tudo isso não passa de um sonho e o que nos resta é visitar os títulos mais antigos, ou nos contentarmos  com essa nova leva de 99likes™.

Pois é, o F-Zero 99 pode não ser o F-Zero que queríamos, mas talvez seja o F-Zero que precisamos (ter que engolir).

relacionados


Comentários