Meio Bit » Games » Um sucesso chamado Baldur's Gate 3

Um sucesso chamado Baldur's Gate 3

Após passar quase três anos em Acesso Antecipado, versão final do Baldur's Gate 3 chega ao PC e se torna um dos maiores sucessos do Steam

38 semanas atrás

The Legend of Zelda: Tears of the Kingdom, Final Fantasy XVI, Diablo IV, Hi-Fi Rush… 2023 tem sido um ótimo ano para os apaixonados por videogames, mas dentre todos os grandes lançamentos dos últimos meses, existe um que me passa a impressão de estar sendo menosprezado por muita gente. Seu nome? Baldur's Gate 3!

Baldurs Gate 3

Crédito: Divulgação/Larian Studios

Mais recente criação dos belgas do Larian Studios, o jogo baseado no universo Dungeon & Dragons foi disponibilizado como em acesso antecipado em 2020, o que talvez explique essa percepção de não se tratar de uma novidade. Porém, agora que sua versão “final” chegou ao PC (e com ele perto de estrear no PlayStation 5), muitos estão descobrindo o quão fantástica é essa aventura.

Ostentando uma impressionante média 95 no Metacritic (92 pelo público), Baldur's Gate 3 vem empilhando recordes no Steam desde o seu lançamento oficial, que ocorreu na última quinta-feira (03). Já no primeiro dia ele mostrou que seria um sucesso, alcançado mais de 472 mil jogadores simultâneos.

Com a marca aumentando diariamente, o ápice ocorreu ontem (7), quando o RPG chegou a impressionantes 814.666 jogadores simultâneos. Com isso o jogo conseguiu um feito e tanto: agora ele faz parte do top 10 títulos com o maior número de jogadores simultâneos no Steam, ocupando a 9ª colocação — atrás apenas de títulos extremamente populares, como PUBG: Battlegrounds, Counter-Strike: Global Offensive, Lost Ark e Dota 2.

Só isso já deveria ser motivo suficiente para encher os belgas de orgulho, mas ainda haveria outra façanha que deve estar os deixando bastante felizes. Isso porque o jogo conseguiu alcançou o topo da lista de jogos mais vendidos no serviço de distribuição digital, roubando a primeira posição do tão adorado CS: GO.

Crédito: Divulgação/Larian Studios

Mas todo esse interesse por parte do público tem cobrado um preço. Conforme registrado por sites como Downdetector e Down for Everyone or Just Me, pouco depois do lançamento do Baldur's Gate 3 o Steam começou a mostrar instabilidade, informação que teria sido confirmada pelo diretor do jogo, Swen Vincke.

Outro serviço que também não teria aguentado tamanha popularidade foi o fórum dedicado ao RPG. Na última sexta-feira (4) a conta do Baldur's Gate 3 publicou uma mensagem dizendo que se o usuário se deparasse com um aviso dizendo que sua conta foi suspensa, que não se preocupasse, já que o problema estaria no servidor que não aguentou o enorme fluxo de tráfego.

O curioso é pensar que todo esse interesse está acontecendo com um jogo que, mesmo incompleto, estava por aí há quase três anos. Contudo, aparentemente nem o pessoal da desenvolvedora esperava tanta demanda. Quando chegou a 500 mil jogadores simultâneos, Vincke disse que o melhor seria se manter longo do pessoal da TI por um tempo, já que o diretor teria lhes dito que a expectativa era para chegarem a 100 mil, no máximo.

Baldurs Gate 3

Crédito: Divulgação/Larian Studios

Muito elogiado pela qualidade geral, mas também pela liberdade oferecida e por passar uma ótima sensação de estarmos jogando um RPG de tabuleiro, o sucesso do Baldur's Gate 3 certamente está sendo visto por várias editoras e desenvolvedoras. No entanto, o diretor acredita que seria um equívoco outras empresas (ou mesmo o público) considerarem a sua criação como um padrão a ser alcançado.

“Quando comecei na Ubisoft lançaram o Assassin's Creed e todo mundo dizia que ‘tudo seria como o Assassin's Creed, vocês todos estão condenados, ninguém será capaz de fazer esse jogo,’” declarou Vincke ao participar do Podcast Friends Per Second.

“Cá estamos, vários anos depois e muitos jogos existem, o Assassin's Creed ainda existe. Se você for fazer algo exatamente como nós, precisará de uma grande equipe, mas você não precisa fazer algo exatamente como nós, há muitas coisas que você pode fazer.

Quando se trata de padrões, padrões mudam continuamente, então não acho que [o Baldur's Gate 3] seja algo com o qual as pessoas deveriam se preocupar [...] Jogos como o nosso são bastante específicos, é algo que queríamos fazer e algo em que nos especializamos, então é lógico que temos um certo pedigree em criá-los. Porque já estamos criando esses jogos há 20 anos.”

Ainda Segundo Vincke, não existe algo como um jogo que possa ser apontado como um padrão, que faça com que a indústria tenha que segui-lo. O motivo para isso estaria no fato de que “os padrões mudam tão rapidamente, que não existem padrões.”

Baldurs Gate 3

Crédito: Divulgação/Larian Studios

Tendo a concordar com o game designer, mas também não podemos ignorar o quanto a indústria adora surfar na onda de grandes sucessos, com muitos títulos buscando imitar o estilo de algum jogo que foi adorado pelo público. Se isso acontecerá com o Baldur's Gate 3, acho pouco provável, pois o estilo da Larian Studio é algo que considero difícil de ser replicado.

Na estrada desde 1996, a desenvolvedora fundada na cidade de Ghent há bastante tempo tem conseguido conquistar os apaixonados por RPGs com a série Divinity e quando o Divinity: Original Sin II chegou ao mercado, muitos ficaram fascinados pela liberdade que ele nos proporcionava.

Eu ainda não tive a oportunidade de jogar o Baldur's Gate 3, mas sei que se ele tiver apenas uma parte da genialidade que experimentei no trabalho anterior do estúdio, estarei diante de um jogo para passar dezenas de horas e mesmo assim não conseguirei chegar perto de tudo o que ele tem a oferecer.

Particularmente adoro esse nível de profundidade, mas sei que ela pode assustar uma boa parte do público. Por tudo isso acho complicado outras desenvolvedoras desejarem seguir os passos do Larian Studios, algo que eles mesmo estariam cogitando deixar de lado, pelo menos quando se trata do tamanho do próximo projeto. Segundo Swen Vincke, uma coisa que a eles certamente não querem “é passar outros seis anos desenvolvendo um único jogo.”

relacionados


Comentários