Meio Bit » Entretenimento » Esqueça Biden e Trump: os 15 melhores (ou não) Presidentes da Ficção

Esqueça Biden e Trump: os 15 melhores (ou não) Presidentes da Ficção

Presidentes dos EUA a gente tem aos montes, mas os melhores (e piores) estão na ficção. Conheça os melhores (e piores) entre eles!

3 anos atrás

Presidentes em geral e dos EUA em particular costumam ser bem melhores na ficção do que na realidade. E piores também. Sim, eu sei, há gente que diz (a sério) que Trump é pior que Hitler, mas eles não fazem idéia do diabo encarnado que foi Woodrow Wilson, mas por isso mesmo é melhor ficarmos com os Presidentes fictícios.

Arooo!!! (Crédito: Comedy Central)

Pro melhor ou pro pior, eles não causam danos fora do mundo fictício, podem ser épicos ou incompetentes, hilários e até inspiradores. O melhor é que podemos gostar deles mesmo quando são especialmente ruins, como James Norcross.

Ele é o herói de um desenho animado que NINGUÉM se lembra, o Super-Presidente. Foram 30 episódios entre 1967 e 1968, com a história de um presidente e astronauta que ganhou super-poderes ao ser bombardeado por raios cósmicos. Ele defende o mundo livre do Salão Oval e quando precisa veste sua roupa colante e desce para sua batcaverna no subsolo da Casa Branca.

 

Depois dele tivemos muitos outros POTUS heróis, alguns até bacaninhas. Então, sem nenhuma ordem em particular vamos conhecer os 15 melhores Presidentes dos EUA da Ficção:

1 - Presidente Thomas J. Whitmore
Independence Day

Mankind... (Crédito: 20th Century Fox)

Ele não tem superpoderes, é um ex-piloto de caça que virou político. Poderia ser um Presidente pateta, enganado pelos militares que não contaram a ele sobre a Área 51, mas Bill Pullman passou tanta dignidade no personagem que parecia ter sido mordido por um Morgan Freeman radioativo.

Thomas Whitmore não só sobe em seu F-18 para enfrentar os aliens na bala, como é responsável por um dos discursos mais épicos da História do cinema. Infelizmente nunca fizeram uma continuação de Independence Day e ele nunca inspirou o povo com outro discurso. (sim eu sei não me corrija. Apenas finja que aquela abominação não existiu)

2 - Presidente Josiah Bartlet
West Wing

Oh Captain my Captain! (Crédito: NBC)

Aaron Sorkin fez várias séries fantásticas, com seus personagens completamente idealizados, e nenhum é tão perfeito quando o Presidente Bartlet. Um homem de fala mansa, mas decidido, justo até a raiz dos cabelos, pai de família dedicado, sempre disposto a uma decisão bipartidária.

Foram sete temporadas, 156 episódios de excelente drama, humor, suspense e ação. Alguns críticos não gostavam muito da série, diziam que era idealizada demais e todo mundo era bonzinho demais, mas poxa, deixa a galera sonhar. Imagine um Presidente dando um chamadão em uma líder religiosa assim:

3 - Presidente Francis Underwood
House of Cards

Frank quando ainda era Frank. (Crédito: Netflix)

Ah Frank... sabe tudo que falei sobre o Barlet? Inverta o sinal. Frank Underwood é um canalha de primeira, um manipulador que não se contenta em ser o articulador oficial do Partido Democrata, ele arma, mente, engana e marmoteia até conseguir se tornar Vice-Presidente, apenas para fazer o Presidente sofrer um impeachment e assumir o cargo.

Frank é errado até a medula, mas era divertidíssimo ver suas maquinações. Infelizmente a série se perdeu no final da 3ª temporada, a 4ª foi um desastre e a 5ª e a 6ª nunca deveriam ter existido.

4 - Presidente Nixon
Futurama

Crédito: Comedy Central

Arooooo! Richard Nixon entrou pra História como o único Presidente dos Estados Unidos a ser chutado pra fora do cargo. Tentativas de impeachment 14 sofreram, Andrew Johnson chegou a ir a julgamento pelo Senado, mas foi inocentado por um voto. Nixon renunciou antes de ser inevitavelmente condenado, e 3000 anos depois foi parar (ao menos sua cabeça) em Futurama.

Na série ele continuou o mesmo canalha de sempre, com maquinações caprichadas e corrupto até a unha do pé do corpo de Spiro Agnew, seu vice-presidente.

5 - Presidente Beck
Impacto profundo

Crédito: Dreamworks

Morgan Freeman é o raro caso de ator que foi Presidente em dois filmes diferentes, Impacto Profundo e Angel Has Fallen (2019), mas seu carisma e presença estavam no máximo, em Impacto Profundo. Mesmo o filme reforçando a trope de que se o presidente é negro, vai acontecer alguma enorme catástrofe, Morgan Freeman passa calma e tranqüilidade, e seu discurso final é inspirador.

6 - Presidente James Marshall
Força Aérea 1

Ele é o Presidente, ele é Han Solo, ele é o Blade Runner e o Indiana Jones. Quando a situação encrespa ele chuta bundas enfrentando os terroristas que invadiram seu avião, sem nem precisar de ajuda do Homem de Ferro. Durante o filme ele não é tão “presidenciável”, mas toda a dinâmica, incluindo a ótima Vice-Presidente feita pela Glenn Close pintam uma imagem excelente do Presidente Jack Ryan. Sim, Ford foi Jack Ryan também, esqueceu?

Get off my plane! (Crédito: Columbia Pictures)

7 - Presidente Dwayne Elizondo Mountain Dew Herbert Camacho
Idiocracia

Camacho, melhor Presidente (Crédito: 20th Century Fox)

Idiocracia é um deprimente documentário que mostra o inevitável declínio de nossa civilização, aonde tudo é um grande reality show, um grande shopping a céu aberto e coisas como cultura, ciência e tecnologia são tratadas como “nerdices”.

Nesse mundo distópico que nós com sorte não veremos (se formos atropelados por um piano em no máximo 5 anos) a Presidência dos EUA está na mão do Presidente Camacho, e se Terry Crews não é um presidente perfeito, eu não sei mais quem é.

8 - Presidente Hathaway
Monstros vs Aliens

Crédito: Dreamworks

Monstros vs Aliens é uma daquelas animações simpáticas que finger ser para crianças mas existem para agradar adultos, como Detona Ralph e Megamente. A idéia de usar monstros clássicos para combater aliens funcionou melhor no desenho do que no abortado universo cinematográfico dos Monstros da Universal, com aquele assustador (no mau sentido) reboot d’A Múmia, com Tom Cruise.

Neste filme o Presidente dos Estados Unidos é especialmente desajeitado, embora tenha um excelente molejo.

Dublado por Stephen Colbert, o Presidente Hathaway é responsável por uma das mais honestas e verdadeiras frases já ditas por um POTUS, real ou imaginário: Depois de se tentar se comunicar pacificamente com o robô alienígena gigante e não ter dado muito certo, ele dá a ordem:  “General, faça algo violento!”

9 - Presidente David Palmer
24 Horas

Crédito: 20th Century Fox

Não é todo mundo que consegue se impor na presença de Jack Bauer, mas o Senador, e mais tarde Presidente Palmer enchia a tela. Era um presidente que apoiava seus comandados, cobrindo a retaguarda de Jack Bauer enquanto ele detonava com os terroristas.

Palmer teve a sorte de ser interpretado pelo excelente Dennis Haysbert, que depois veio a fazer o Sargento Blane na ótima The Unit, e recentemente deu as caras em Lúcifer, fazendo o papel de Deus. Acho que a verba não deu pro Morgan Freeman mas ninguém está reclamando.

10 - Presidente James Dale
Marte Ataca!

Crédito: Warner Bros.

Esse filme foi extremamente injustiçado. Na época não havia internet pra todo mundo saber tudo antes da estréia. Um monte d gente foi pro cinema achando que veria um novo Independence Day, mas era uma deliciosa e insana sátira, baseada em cards dos anos 50 ou 60.

https://youtu.be/VOzYPXvCqXA

Tudo em Marte Ataca! é exagerado, cada personagem é uma caricatura ambulante, incluindo o Presidente James Dale, interpretado pelo magnífico Jack Nicholson, que entrou no clima e mastigou o cenário. Seu discurso de amizade, harmonia e convivência pacífica emocionou até os marcianos. Por um momento.

11 - Presidente Merkin Muffley
Dr Fantástico

Crédito: Columbia Pictures

Dr Fantástico é uma obra-prima de Stanley Kubrick, que jamais sairia do chão sem Peter Sellers. É uma sátira de humor negro com final literalmente apocalíptico. Tem até o James Earl Jones.

O Presidente Merkin Muffley é um dos vários papéis de Peter Sellers no filme, ele é meio que levado pela correnteza, enquanto tenta evitar uma guerra nuclear que seu próprio lado está para iniciar. Merkin (sim, o nome é referência à peruca de ppk) é responsável por uma das várias frases sensacionais de Dr Fantástico, a:

“Cavalheiros, vocês não podem brigar aqui, esta é a Sala de Guerra!”

12 - Presidente Skroob
Spaceballs

Is good to be the king, digo, o Presidente. (Crédito: MGM)

Ele é corrupto, ele é incompetente, ele destruiu o meio-ambiente de seu planeta e agora quer roubar o oxigênio do pacífico planeta Druídia, mas ele sai com as Gêmeas, cheira PerriAir, não tem o menor escrúpulo e é feito pelo genial e insubstituível Mel Brooks.

Spaceballs foi tão certeiro que criou e acabou com o segmento de “paródias de Guerra nas Estrelas”, é um filme que não envelheceu um único segundo, e se você não assistiu, assista, e fique feliz de nossos Presidentes normalmente não serem tão burros.

Menções Especiais:

14 - Presidente Laura Roslin
Battlestar Galactica

Crédito: SyFy Network

Laura é gentil, Laura é maternal, Laura é uma Secretária de Educação que depois do fim das Colônias e a destruição da cadeia de comando, foi alçada à condição de Presidente, aonde enfrentou a desconfiança dos militares, resistiu a um Golpe de Estado, deu esperança para o que restou da Raça Humana.

Laura também fraudou as eleições quando Baltar, seu adversário e criatura notoriamente nefasta ganhou no voto popular. O fato de todo mundo ter mais de um lado, ninguém ser 100% bonzinho ou 100% malvado é um dos muitos pontos que tornam Battlestar Galactica uma série excelente.

15 - Presidente Olivia Marsdin
Supergirl

Crédito: FX Network

Não há muito o que dizer sobre a Presidente Olivia Marsdin, ela era justa, inteligente, progressista, defendia direitos de humanos e aliens, mas principalmente ela era interpretada pela maaaaaravilhosa Lynda Carter, a eterna Mulher-Maravilha.

Claro, no final descobriram que Olivia era tudo que aparentava, mas também era uma alienígena que havia se disfarçado de humana, e assim fraudado sua candidatura, pois somente americanos nativos podem ser Presidentes. Ela acabou renunciando.

Os Melhores de Todos

Fora os citados acima os Estados Unidos tiveram dois grandes Presidentes ficcionais, os melhores. O primeiro, teve sua candidatura impugnada depois que descobriram que ele era um rato de laboratório; foi o Presidente Cérebro.

O segundo foi o Presidente Ulysses Delano Fitzgerald Milhouse Pinky, que governou por pouco tempo mas tinha todas as respostas, infelizmente não conseguiu conter as ambições de seu Secretário de Estado, Cérebro, e acabou renunciando para não ter que tentar conquistar o mundo. Narf.

Crédito: Warner Bros

Leia mais sobre: , , .

relacionados


Comentários