Meio Bit » Internet » Google e Governo de São Paulo prometem mapear estradas rurais

Google e Governo de São Paulo prometem mapear estradas rurais

Serviço vai dar endereço digital e até mesmo placas para locais que contam com dificuldade de logística

4 anos atrás

O Google anunciou hoje (11) que firmou parceria com o Governo de São Paulo pra mapear estradas e propriedades rurais. Muitas das vias já estão desenhadas no Google Maps, mas a parceria promete dar mais detalhes e adicionar endereços digitais pra qualquer busca que pode ser feita pelo serviço de mapas - ou no buscador mesmo.

google maps codigo hero São Paulo

O projeto tem mais de 340 mil propriedades catalogadas, em 645 municípios que existem no interior do Estado. Ao todo serão 2 milhões de moradores que devem receber melhor atendimento de saúde e segurança. Ao menos é o que prometeu João Doria no evento e eu quero acreditar nisso.

O trabalho de encontrar os endereços digitais é feito com uma ferramenta do próprio Google, chamada de Plus Codes. Ela utiliza um código para cada endereço, que é criado com base em algumas informações como latitude e longitude - tudo isso é captado por satélites, de forma automática. O código é composto por seis ou sete números e o nome da cidade, como "C9CQ+6V São Paulo, SP" (é só colocar este código, sem as aspas, dentro do Google) pra identificar o Monumento à Independência, em São Paulo.

“O nosso objetivo é ajudar o governo de São Paulo a usar a tecnologia para permitir que um maior número de pessoas e organizações aproveitem os benefícios de ter um endereço em áreas nas quais não há um serviço de código postal individualizado. Além de ajudar o acesso a serviços públicos, o mapeamento gera oportunidade de crescimento econômico para essas regiões ao facilitar a logística e estimular o comércio”, diz Fabio Coelho, presidente do Google Brasil.

O Governo de São Paulo utilizará este tipo de endereço para inserir informações sobre a região em seus próprios sistemas internos, que em um futuro próximo também será estendido para áreas de comunidades das cidades. Além de levar pro lado digital, placas serão criadas para que quem estiver no local possa saber como buscar por seu endereço virtual.

Agora só precisa resolver uma coisa de áreas rurais: sinal de celular pra utilizar estes dados, né?

Leia mais sobre: , .

relacionados


Comentários