André Fogaça 3 anos e meio atrás
A Motorola estava em um momento de paz, entregando alguns modelos da linha Motorola One a conta-gotas, eis que hoje (24) a marca americana com mão chinesa da Lenovo resolveu trazer quatro novos smartphones de uma só vez e eles são o Moto G8, Moto G8 Plus, Moto E6 Plus e o One Macro. Os preços começam em R$ 1099 e vão até 1.699.
Assim como já aconteceu em momentos do passado, a linha Moto E é a entrada no mundo da Motorola. O Moto E6 Play segue este pensamento e é o mais simples dos lançamentos de 2019, um basicão com bons números. Ele é um dos dois lançamentos de hoje com processador MediaTek, vem com 32 GB de memória interna e um gargalo que pode estar na quantidade de RAM: ele tem apenas 2 GB, é o mínimo necessário pra rodar bem o Android.
A tela é uma LCD de 5,5 polegadas e resolução HD+, com apenas uma câmera do lado traseiro e que trabalha com 13 megapixels, enquanto a frontal faz selfies básicas de 5 megapixels. Mesmo com tanta simplicidade, o aparelho tem leitor de impressões digitais, mas a bateria é de 3.000 mAh. A quantidade é OK pelo preço e está acima do que a geração passada ofereceu.
Subindo a escada, o Moto G8 Play pega muito emprestado do Moto E6 Play, como a mesma quantidade de RAM e de memória interna, mas troca o processador para um MediaTek mais veloz, coloca IPS na tela que agora é de 6,2 polegadas e bateria maior, com 4.000 mAh - bela quantia!
Atrás duas lentes são adicionadas, mantendo a primeira de 13 megapixels e adicionando uma secundária com lente ultrawide (ae!) de 8 megapixels e a última das lentes é só pro modo retrato mesmo, medindo o fundo com mais precisão.
Subindo um tiquim na escada de capacidades, o Motorola One Macro continua o ciclo de smartphones One com funções específicas para cada coisa na fotografia. O de hoje faz fotos de perto, em distância mínima de dois centímetros e isso é bacana por demais! Claro que precisa ter um ponto negativo e ele fica na resolução de 2 megapixels pra essa lente, que fica separada do semáforo traseiro.
Nele você continua com a câmera principal de 13 megapixels e um sensor de profundidade pro modo retrato, com 5 megapixels e que não é selecionável no app de câmera.
Além disso, ele vem com processador MediaTek muito parecido ao que está no Moto G8 Play, 4 GB de RAM e 64 GB de memória interna, com bateria que também carrega 4.000 mAh.
Infelizmente a Motorola continua sem o Android One pela segunda vez, depois do Motorola One Zoom. Isso significa que o Android é alterado pela empresa de forma mais profunda, não há a mesma promessa de atualizações por mais tempo, mas a empresa jura que vai levar o Android para a versão 10 e atualizará os patches de segurança por dois anos - menos mal né.
Por fim, o mais potente aparelho intermediário que a Motorola lançou hoje é o Moto G8 Plus. Ele vem com tela de 6,3 polegadas com resolução Full HD+, processador Snapdragon 665, 4 GB de RAM e 64 GB de espaço interno. A bateria continua com 4.000 mAh e as câmeras ganham um salto de qualidade.
A frontal tem 25 megapixels, a principal lente traseira entrega 48 megapixels com o mesmo sensor do Motorola One Vision (que faz ótimas fotos noturnas), o mesmo sensor ultrawide do Motorola One Action e que filma deitado mesmo com o smartphone de pé, junto de um sensor de profundidade.
Os preços ficam assim:
O Moto E6 chega ao Brasil apenas no mês que vem e por isso ainda não tem preço oficial, o Moto G8 Play já pode ser comprado a partir de hoje e ele está disponível nas cores preta e vermelho, o mesmo vale para o Moto G8 Plus, só que nas cores azul e cereja. Por fim, o Motorola One Macro também chega nas prateleiras a partir de hoje, nas cores azul e roxa.