Ronaldo Gogoni 4 anos atrás
A linha de processadores Intel Core de 9ª geração está sendo expandida: além de 25 novos chips para desktop, a empresa apresentou os seis primeiros componentes para notebooks. O destaque é o poderoso i9-9980HK, pode atingir velocidades superiores a 5 GHz, com overclock.
Não é novidade que a Intel se enrolou por anos a fio com os processadores de dez nanômetros, cujo único representante da categoria é o Core i3-8121U, de baixo consumo e para notebooks. Enquanto ela não descasca esse abacaxi, a companhia refinou o processo de 14 nanômetros até onde deu.
Entre as medidas tomadas, ela aboliu o modelo "tick-tock", adotando em seu lugar um ciclo de três passos, o que nos trouxe à linha Coffee Lake Refresh, que utiliza o processo 14nm++.
Mas chega de enrolar. Estes são os novos processadores Intel Core para notebooks:
Em comum, todos os processadores acima contam com GPU dedicada UHD Graphics 630, TDP de 45 W, suporte a até 128 GB de memória RAM DDR4 de 2.666 MHz em dual channel, e compatibilidade com memórias Optane H10 e com o AX2000, seu novo adaptador padrão Wi-Fi 6 (ou 802.11 ax) para notebooks. Segundo a Intel, ele suporta velocidades de até 2,4 Gb/s na banda de 5 GHz.
Vale destacar que o i9-9980HK, sendo o único desbloqueado para overclock de fábrica da linha, pode atingir um clock superior a 5 GHz com todas as especificações no máximo, segundo a Intel, o que deve desconcertante para um notebook de ponta.
A fabricante diz que o objetivo é livrar o gamer dos cabos, principalmente o de rede, graças ao suporte ao Wi-Fi 6, ao mesmo tempo em que os futuros laptops com tais processadores entregarão alta performance, mas sem drenar as baterias rapidamente.
Como diria o Silvio Santos, eu só acredito vendo.
A Intel informa que todos os processadores já estão disponíveis para fabricantes como ASUS, Lenovo, Dell, HP e MSI, e os primeiros laptops equipados com eles deverão aparecer no mercado em breve.
A Intel aproveitou o ensejo e lançou mais 25 processadores Core de 9ª geração para desktops, que agora conta com uma família de 34 chips, divididos nas seguintes categorias:
A nomenclatura dos chips varia conforme os sufixos adicionais, que são os seguintes:
A Intel não especificou quando os novos chips estarão disponíveis.
Com informações: Intel, ExtremeTech, AnandTech.