Meio Bit » Internet » Facebook, Instagram e WhatsApp saem do ar; apagão afeta vários países [Atualizado]

Facebook, Instagram e WhatsApp saem do ar; apagão afeta vários países [Atualizado]

Facebook, Intagram e WhatsApp saem do ar em diversos países, Brasil incluso, aparentemente por problemas técnicos; Messenger também caiu

5 anos atrás

Atualização às 09:58: Facebook, Instagram, WhatsApp e Messenger estão aos poucos voltando à normalidade. A rede social ainda não se pronunciou a respeito.

Atualização às 11:50: em nota enviada ao site The Verge, o Facebook se limitou a dizer que o problema foi resolvido, e pediu desculpas aos usuários pelo inconveniente.

Segue abaixo a notícia original.


Uma pane generalizada derrubou os serviços do Facebook, do Instagram e do WhatsApp em diversos países, Brasil incluso, na manhã deste domingo (14). Embora ainda não haja uma declaração oficial, tudo indica se tratar de problemas técnicos em escala global.

Ícones do Facebook, Instagram e WhatsApp

Os problemas em torno do Facebook foram detectados inicialmente por volta das 8:00, horário de Brasília. Num primeiro momento, apenas a instância web do Facebook foi afetada, mas em pouco tempo, a pane se alastrou para o Instagram e WhatsApp, tanto acessível por navegadores, quanto por seus apps dedicados.

O Messenger, o mensageiro instantâneo diretamente ligado ao Facebook, também está inoperante.

Segundo o site DownDetector, a instabilidade dos três serviços se concentra na costa leste dos Estados Unidos, Europa, região da Ásia-Pacífico, alguns países da África e algumas capitais do Brasil, como São Paulo, Porto Alegre, Fortaleza e Brasília. Algumas regiões, como o Japão e a Austrália, escaparam ou foram minimamente afetados, ao menos por enquanto.

Abaixo, o mapa do Facebook. Embora o Instagram e o WhatsApp possuam links próprios, basicamente as áreas afetadas são as mesmas nos três serviços. No Brasil, os problemas estão concentrados nas maiores metrópoles, embora isso possa mudar.

Mapa do DownDetector para o Facebook, em 14/04/2019

O Facebook ainda não se manifestou oficialmente sobre a instabilidade em seus serviços, logo, não se sabe por quanto tempo ela irá perdurar. Em situações normais, a empresa costuma resolver problemas de instabilidade rapidamente, no entanto, isso depende da região e extensão dos problemas.

No momento em que este texto está indo ao ar, o WhatsApp havia começado a funcionar mal e porcamente, sem integração ao WhatsApp Web, enquanto Facebook, Instagram e Messenger permanecem fora do ar. Logo, o melhor a fazer é sentar, relaxar, abrir um refrigerante, ligar a TV esperar.

Ou xingar muito no Twitter, enquanto faz propaganda para o Telegram.

Leia mais sobre: , , .

relacionados


Comentários