Meio Bit » Áudio e vídeo » O Substance agora é da Adobe, que comprou a Allegorithmic

O Substance agora é da Adobe, que comprou a Allegorithmic

Por um valor não divulgado, a Adobe comprou a empresa francesa Allegorithmic e agora é dona da linha de programas Substance de texturas e materiais 3D

5 anos atrás

A Adobe anunciou que comprou a Allegorithmic, empresa que criou a linha Substance de software de texturas e materiais em 3D que são muito usados na criação de games e animações 3D, além de arquitetura e design. Na prática, a família Substance de produtos será integrada ao Creative Cloud, incluindo o Substance Painter, Substance Designer e Substance Engine.

Adobe compra a Allegorithmic e o Substance Painter

A Allegorithmic foi criada na França 17 anos atrás por Sebastien Deguy, que vai deixar o posto de CEO pra assumir a função de vice-presidente de 3D e imersão da Adobe, onde irá responder diretamente ao chefe de produto do Creative Cloud, Scott Belsky. O valor da transação não foi informado pelas empresas.

A ideia da Adobe é manter os aplicativos da linha Substance, e integrá-los com o resto dos aplicativos do Creative Cloud. Na prática, o que pode mudar são questões de licença, mas isso só no futuro, pois a Allegorithmic já avisou que por hora, todas as licenças e updates irão permanecer como estão.

Adobe compra a Allegorithmic e o Substance Painter

Em um post no Medium, Deguy falou sobre o seu "momento Peter Jackson", dizendo que se sentia como o diretor de filmes de menor orçamento na Nova Zelândia deve ter se sentido quando assinou o contrato para dirigir uma super produção para um grande estúdio, a saga O Senhor dos Anéis de Tolkien.

Ele diz ter muitas esperanças no futuro das ferramentas Substance, citando que a Adobe nunca compra empresas para destruí-las, mas sim gosta de abraçar suas aquisições e respeitar as suas próprias culturas, e que isso ajuda a melhorar a cultura da própria Adobe.

O criador da Allegorithmic citou como exemplo disso as compras do After Effects e do Behance, além do Photoshop em 1995, um aplicativo que virou praticamente símbolo da Adobe. Deguy também gosta do fato de que os criadores das empresas acabam sempre ficando na Adobe, e mesmo que saiam, em alguns casos voltam novamente.

O já citado Scott Belsky foi fundador da Behance, e quando ela foi adquirida em 2012, ele assumiu o posto de vice-presidente de produtos da Adobe. Depois disso, ele continuou crescendo na empresa até se tornar o responsável pela suíte de aplicativos Creative Cloud.

Belsky falou algo parecido com Deguy em uma entrevista ao Tech Crunch, citando também a compra do Photoshop:“A Adobe é uma empresa que sempre abraçou o DNA e sempre cresceu através destas aquisições-chave. Para o Creative Cloud, essa é uma destas aquisições.” O executivo diz que a Adobe olha para as empresas que compra e vê o que pode mudar em si mesma, e não na empresa que comprou.

Adobe compra a Allegorithmic e o Substance Painter

O TC disse que a Adobe já estava investindo na empresa, então o que estamos vendo é o final feliz dessa história. Quer dizer, feliz para os donos da Allegorithmic e principalmente para a Adobe, mas para alguns usuários do Substance, a história pode não ter terminado tão bem assim. Agora só nos resta esperar pra ver o que o futuro reserva pro Substance e torcer pro melhor como sempre, mas eu não ficaria tão preocupado assim, afinal o histórico das compras da Adobe é ótimo.

Adobe compra a Allegorithmic e o Substance Painter

As imagens que ilustram este post foram feitas com o Substance Painter, inclusive essa acima, a Photoshop Still Life de Filip Hodas, que recriou em 3D os ícones do programa como homenagem ao aplicativo da Adobe.

Visite a galeria no Behance para ver outras imagens incríveis.

Saiba mais na Allegorithmic e na Adobe.

relacionados


Comentários