Meio Bit » Games » Warframe e o risco de se tornar cross-play

Warframe e o risco de se tornar cross-play

Diretor criativo diz que seria muito arriscado oferecer partidas entre plataformas no Warframe, mas que adoraria ver o recurso ser implementado.

5 anos atrás

Por mais que algumas pessoas não gostem da ideia, eu sempre defenderei as partidas entre plataformas. Outro dia mesmo me peguei jogando Fortnite Battle Royale no Xbox One enquanto um dos meus sobrinhos estava no PC e o outro no PlayStation 4. Enquanto fazia isso, eu só conseguia pensar em como é bom não existir barreiras e como seria ainda melhor se o recurso se tornasse padrão.

Mas esse sou apenas eu, um mero consumidor querendo poder jogar com qualquer pessoa, independentemente da plataforma em que ela estiver. Já quando se trata do ponto de vista do desenvolvedor a coisa pode ser bem diferente, conforme explicou o diretor criativo do Warframe, Steve Sinclair. Ao ser questionado sobre essa possibilidade, ele disse que também gostaria de implementar o cross-play, mas acrescentou o seguinte:

Como um desenvolvedor, essa é uma das coisas mais arriscadas que poderíamos fazer. Porque um monte de jogos estão fazendo isso — ainda é muito cedo para isso — Muitos desses jogos chegaram tarde às plataformas e tiveram diferentes ambientes de negociações para estabelecer seus contratos. Acima de tudo, somos um jogo em constante mudança. Nós mudamos os modos de jogos, mudamos a jogabilidade. Fazemos, enormes, enormes mudanças constantemente, então isso é algo em que estamos todos interessados e nós discutiremos isso.

Sinclair disse ainda que não poderia fazer uma promessa em relação ao cross-play por enquanto e um dos motivos que pode estar afastando a Digital Extremes das partidas entre plataformas é o fato de as versões do seu jogo não estarem unificadas. Peguemos como exemplo a atualização Fortuna, que foi lançada para o PC no início de novembro e só foi aparecer no Xbox One e no PlayStation 4 um mês depois. No Nintendo Switch? Até hoje os jogadores estão esperando a sua chegada.

Um detalhe que merece ser mencionado é que de acordo com o game designer, entregar um cross-play completo no Warframe seria quase impossível. Por isso hoje o estúdio cogita a possibilidade de ao menos podermos compartilhar nossas contas entre as plataformas. Desta forma, por mais que um jogador de PC não possa jogar com um amigo que estiver, por exemplo, no console da Sony, ele poderia facilmente aproveitar a sua conta em outro lugar e não perder o progresso.

Esta solução evidentemente está longe do ideal e provavelmente não agradará boa parte dos jogadores, mas como alguém que ficou profundamente decepcionado quando foi jogar o Warframe no PlayStation 4 e descobriu que não poderia aproveitar os equipamentos que tinha no PC, posso dizer que para mim essa fusão de contas seria muitíssimo bem vinda.

O que desanima um pouco é saber que no mesmo streaming em que o assunto foi abordado a Digital Extremes revelou os planos para 2019 e nele não está o bendito cross-play. Sendo assim, pode até ser que um dia tenhamos a oportunidade de usar uma mesma conta em diversas plataformas ou até mesmo consigamos nos divirtir com amigos que estejam em outro console, mas por enquanto a chance disso acontecer ainda este ano parece muito pequena, quase nula.

Fonte: Wccftech.

relacionados


Comentários