Ronaldo Gogoni 4 anos atrás
Desde a introdução do Hangouts, o Google não deu uma dentro com seus mensageiros instantâneos; isso tanto é verdade que a companhia está pronta para por ordem na casa, e entre outras coisas matar o Allo e o Hangouts clássico.
Por outro lado o Google Duo, o app de videochamadas de Mountain View é um sucesso: números recentes revelam que o aplicativo alcançou a impressionante marca de um bilhão de instalações em dispositivos Android, mas é preciso levar em conta alguns fatores.
Anunciado em 2016 junto o Allo, o Duo fazia parte de uma proposta que o Google estava começando a adotar para seus apps de comunicação, o bom e velho "cada um no seu quadrado": enquanto o primeiro seria voltado exclusivamente para mensagens de texto, com recursos extras como OCR e acesso à Google Assistente (por Odin, quando ela vai ter um nome?), o segundo se focaria única e exclusivamente em chamadas de vídeo.
Criado para inicialmente bater de frente com o FaceTime da Apple, o Duo já nasceu multiplataforma e não cria caso para conectar donos de iPhones, iPads e Androids. Basta ter o número do contato e se os dois tiverem o app instalado, já podem se comunicar em vídeo. E seu algoritmo é bom o bastante para comprimir elegantemente os dados, permitindo que ele seja usado em conexões de rede mais lentas.
Posteriormente, ele recebeu suporte ao Chromebook e pôde ser instalado em mais dispositivos, o que nos leva ao número mágico:
De acordo com a última atualização das estatísticas públicas, que o Google libera através da Play Store, o Duo hoje conta com mais de um bilhão de instalações em dispositivos Android, que é de fato uma marca impressionante. Se lembrarmos que em junho, o app anotou 500 milhões de supostos downloads, ele precisou de apenas seis meses para dobrar esse número.
Eu digo "supostos" pelo seguinte: embora o Duo seja um app recente, é preciso lembrar que ele hoje faz parte do pacote básico de aplicativos do Google, que vêm pré-instalados em cada novo dispositivo Android, ato esse que andou lhe dando alguns probleminhas na Europa. De fato, dos apps que ultrapassaram o limiar de um bilhão de instalações no Android até abril de 2018, a maioria esmagadora já estão presentes em Androids novos.
Incluindo os apps que devem ser instalados manualmente, o cenário de soluções para o Android que ultrapassaram a marca do bilhão é dominado obviamente pelo Google, com o Facebook lá atrás. A Microsoft, cujo Skype não é mais incluído no seu pacote básico (ele foi substituído pelo LinkedIn) e a Samsung, com o ser Push Services que é obrigatório em seus aparelhos são as duas outras gigantes da lista, ainda que com apenas um app cada.
O grande azarão da lista é a pequena desenvolvedora dinamarquesa Kiloo, responsável pelo game Subway Surfers, um sucesso no Android por mérito próprio.
O Google prometeu que não vai mexer no Duo, enquanto faz uma arrumação na casa envolvendo os outros apps: o Hangouts clássico deixará de existir, com o usuário migrado para os Chat e Meet (que deixarão de ser exclusivos para usuários da G Suite), enquanto quem usa o Allo terá que migrar para o Mensagens, que em breve terá suporte a RCS, de modo a torna-lo um mensageiro instantâneo completo.
Com informações: Android Police, 9to5Google.