Nick Ellis 4 anos atrás
Pouco se sabe a respeito da nova série Watchmen da HBO, a não ser detalhes do elenco, que trilha sonora é assinada por Trent Reznor e Atticus Ross, e o mais importante, a informação de que Damon Lindelof teve carta branca pra criar uma série nova, que é apenas inspirada no grande clássico dos quadrinhos, mas não tem a obrigação de contar mais uma vez a mesma história, que inclusive já teve uma versão definitiva no ótimo filme de Zack Snyder.
A versão remix prometida por Lindelof tem o potencial de empolgar os fãs que devoraram Watchmen nos quadrinhos (seja nos anos 80 ou mais recentemente), e agora ela finalmente ganhou alguns teasers oficiais postados no perfil oficial da série no Instagram, que servem para mostrar o clima da série.
Os teasers mostram imagens animadas de forma sutil de policiais usando máscaras amarelas que lhes escondem totalmente o rosto, e assim qualquer resquício de humanidade. Dá pra ver pelas fotos que eles são policiais da cidade de Tulsa, Oklahoma, o que confirma a informação de que a série vai se passar na cidade, muito embora as gravações estejam sendo feitas na verdade em Macon, Georgia.
Nas legendas, mais mistério, do jeito que o Lindelof gosta. A primeira foto postada semana passada, trazia a frase clássica, "Who Watches the Watchmen?". A segunda foto mostra um grupo de policiais amarelos, com a legenda "Máscaras Salvam Vidas". A terceira traz um policial com uma lanterna e os faróis da sua viatura iluminando algum suspeito com a frase: "Se escondendo em plena vista".
Tudo bem que essas imagens ficaram meio estranhas, mas vou dar um voto de confiança ao Lindelof, muito pelo trabalho que ele fez em The Leftovers, e apesar do final de Lost, do qual ele inclusive não se arrepende, muito pelo contrário, se orgulha até hoje.
Lindelof só aceitou a missão de encarar Watchmen com a condição de que pudesse fazer algo totalmente diferente com a série, usando o universo distópico criado por Alan Moore e Dave Gibbons como pano de fundo para apresentar novos personagens, que vão se misturar a alguns antigos, mais especificamente aqueles que não morreram no final da história original.
Sobre o elenco, já sabemos que o papel de Jeremy Irons será o de Adrian Veidt mais velho, o que dá outra pista da trama, desta vez sobre a timeline. Colocar a história no futuro faz todo sentido, já que o que aconteceu antes já foi muito bem explorado nos quadrinhos Before Watchmen. A nova série deve se passar nos dias de hoje, mas no universo de Watchmen.
Como lembra o desenhista Dave Gibbons em uma frase dita na Comic Con de NY e citada no site de Watchmen: “a realidade que este universo habita dá a sensação de ser bastante autêntica. Não é aqui, não é agora, é algo levemente de lado.” Como teremos Ozymandias em cena, eu duvido muito que o Dr. Manhattan não apareça para dar o ar da sua graça.
Até agora, estou botando fé na nova série, e não são esses teasers meio insossos que vão baixar minha expectativa. Como disse no começo do post, o que mais me interessa em Watchmen é o seu universo distópico, e não rever mais uma vez a mesma coisa sendo mostrada, desta vez em uma tela menor.
Watchmen estreia na HBO em uma data ainda não confirmada em 2019, dez anos depois do filme, o que não deixa de ser uma bela homenagem, muito embora a série já esteja nos planos há vários anos.
Saiba mais sobre a nova série na HBO.