Meio Bit » Mobile » Este fone de ouvido adiciona um recurso matador ao iPhone: rádio FM

Este fone de ouvido adiciona um recurso matador ao iPhone: rádio FM

Fone de ouvido da Blackloud traz sintonizador de rádio FM e funciona com app para iOS; versão para Android, com conector USB-C será lançada em 2019.

5 anos atrás

O rádio está aos poucos sumindo dos smartphones. Outrora inclusos em todos os feature phones por capricho de um nerd anônimo, os receptores foram ficando e sendo usados por pura leniência, mas a verdade é que em tempos de conexões velozes e serviços de streaming, as empresas se tocaram que oferecer conteúdo de graça não era uma boa ideia.

A Apple, por exemplo nunca habilitou o recurso enquanto os receptores FM estiveram presentes em seus gadgets, o que deixou de ser feito a partir do iPhone 7 (ainda que eles não tivessem as antenas necessárias, de qualquer forma); operadoras nos Estados Unidos bloqueiam o FM em modelos Android, mas de uns tempos para cá empresas como Motorola e Samsung e LG não mais incluem os componentes em alguns modelos, em especial os de ponta.

A tendência é que o rádio FM desapareça completamente mesmo de smartphones mais baratos no futuro, para que serviços como Apple Music, Spotify, Deezer e etc. alcancem mais gente. Mesmo quem não apela para o streaming se resolve com um cartão de memória e discografias em arquivos .MP3, mas apesar dos pesares o rádio continuará vivo. Ele não só diverte e entretém, mas é uma fonte de informação em tempo real e acessível, além de ser essencial em situações de emergência, e claro, há demanda. Isso ou as emissoras não lançariam apps com seu conteúdo.

Soundot / AF1 FM / rádio

O que nos leva ao lançamento da Blackloud, o fone de ouvido Soundot AF1 FM. Este acessório, por enquanto exclusivo para dispositivos iOS graças ao conector Lightning (uma versão para Android, com USB-C será lançada em 2019) resolve o problema da falta de receptores e antenas FM nos iPhones, ao trazer tudo embutido nele mesmo. O fone em si, como de praxe age como a antena, enquanto um app compatível faz as vezes de sintonizador.

A qualidade de transmissão pode não ser estelar e o usuário fica obviamente sujeito à programação das emissoras, mas em caso de perda de conexão e em situações de emergência, como desastres naturais (o que é uma constante nos Estados Unidos) é sempre bom ter um rádio à mão, principalmente para saber o que está acontecendo no mundo.

O Soundot AF1 FM não é exatamente barato, entretanto: o fone de ouvido com rádio custa US$ 79,89, e a fabricante justifica o valor com recursos como um codec de 24 bits para uma melhor qualidade de áudio, uma construção que habilita som em 3D e acesso à Siri através do botão multifunção.

O acessório pode ter um preço um tanto salgado para quem só quer fazer uma graça, mas talvez ele se justifique em situações extremas.

Com informações: The Verge.

relacionados


Comentários