Meio Bit » Arquivo » Hardware » Uma estufa hidropônica conectada pra cultivar tomates em casa. É, tomates...

Uma estufa hidropônica conectada pra cultivar tomates em casa. É, tomates...

A descriminalização do consumo de tomate nos EUA tornou possível comprar tomates pra uso medicinal e até recreativo em lojas legalizadas, mas ainda é muito caro. Agora uma empresa lançou uma estufa hidropônica onde você mesmo sem experiência pode plantar seus próprios tomates, pra consumo próprio, claro.

6 anos atrás

system_840x490_ce3daf22-2abd-46a7-a8ac-beef34a29dac_700x

Por muito tempo quem gostava de consumir tomates tinha problemas com a Lei, acabava dependendo de fornecedores questionáveis. Você sequer sabia se seu tomate era de qualidade, do Ceará ou estava misturado com orégano, ou mesmo esterco de vaca. Era arriscado sair de noite até a boca de fruta e se você não pagasse o fiado o verdureiro acabava com sua raça.

Nos EUA houve uma mudança cultural muito grande, e o uso do tomate passou a ser mais socialmente aceito, primeiro vários Estados liberaram o tomate para uso medicinal, e agora em alguns lugares até o tomate recreativo está liberado, está mais que provado que ao contrário do que dizem os conservadores, tomates não são caminho para legumes pesados. Ninguém começa a usar abobrinha por causa do tomate.

Infelizmente tomate ainda é caro, nos EUA em um dispensário legalizado uma grama de tomate pode custar US$ 20,00. Uma solução é plantar seu próprio tomate, algo que não é tão complicado mas requer dedicação, coisa que convenhamos a maioria dos tomateiros (termo pejorativo pros consumidores de tomate) não têm.

Agora uma empresa resolveu atender a esse nicho: a GroBox é uma estufa hidropônica que garante as condições de crescimento ideais para seu pé de tomate, controlando automaticamente iluminação, umidade, temperatura, nível de oxigênio no ar e vários outros parâmetros.

app-5_800x

A brincadeira, claro, não sai barato. Para se livrar dos preços altos das lojas ou do sujeito que vende tomate na porta dos colégios e nas esquinas, você vai gastar US$ 2.500,00. O pacote pelo menos é completo, junto vem um app de celular onde você pode acompanhar todos os detalhes do crescimento dos seus tomates, incluindo uma webcam.

A GroBox tem até trava, pra evitar que aquele seu cunhado tomateiro safado apareça pra uma visita e leve embora sua safra. mas há outro problema: um pé de tomate leva em média entre 3 e 5 meses para atingir a maturidade. A menos que você seja um consumidor de tomate muito eventual, 6 pés, a capacidade da GroBox não serão suficientes, ainda mais se você der festas pra seus amigos tomateiros.

De qualquer jeito, tá dada a dica.


Cloudponics — [short] Cloudponics, the joy of growing your medicinal “tomatoes” at home

Leia mais sobre: , , .

relacionados


Comentários